Estado recebe R$ 347 milhões para obras de prevenção contra catástrofes naturais

foto_m_66810

Foto: James Tavares / SECOM

Santa Catarina vai receber R$ 347 milhões da União para iniciar as obras de prevenção às cheias no Vale do Itajaí. O governador Raimundo Colombo e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinaram a autorização do repasse, nesta quarta-feira, 12, em Brasília. Com isso, o Estado poderá executar as obras que vão prevenir catástrofes naturais na região. “Agora temos os recursos assegurados. São melhorias estruturais que vão salvar muitas vidas”, disse o governador.

Os recursos compõem o primeiro repasse do PAC Prevenção para Santa Catarina. As iniciativas contempladas atuam em quatro linhas diferentes, mas sempre com foco na prevenção. A sobrelevação em dois metros das barragens de Taió e Ituporanga ajudará a aumentar a capacidade de armazenamento dessas estruturas que já atuam há anos na contenção de cheias. Serão R$ 60 milhões para as obras.

A construção de três barragens contra cheias nos afluentes do Rio Itajaí, acima do município de Rio do Sul, vai ajudar a estabilizar o volume das águas do principal rio da bacia, retendo até 17 milhões de metros cúbicos de água. Para tanto, serão investidos R$ 87,9 milhões.

A terceira frente será realizar melhorias fluviais no canal retificado e na calha do Rio Itajaí Mirim, além da construção de duas comportas, melhorias orçadas em R$ 94 milhões, que impactam no município de Itajaí.  Somadas a cerca de R$ 105 milhões para a realização de obras de contenção de diversas encostas, o que prevenirá deslizamentos de terra.

O anúncio ocorreu na apresentação do Plano de Ação do Governo Federal para o período de Chuvas para as regiões Sul e Sudeste, realizado em Brasília, com a presença dos ministros das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, da Saúde, Alexandre Padilha, e da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, além do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza. Colombo foi acompanhado na cerimônia pelo secretário-executivo de Articulação Nacional, João Matos.

Plano de Ação para as Chuvas
"Uma das nossas preocupações foi aumentar a capacidade de predição", disse o ministro Fernando Bezerra. Ele acredita que um dos principais pontos da prevenção é poder prever alguma antecedência a ocorrência de chuvas. Esse monitoramento é pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério de Ciência e Tecnologia, que trabalha em parceria com o Ministério da Integração Nacional no alerta às Defesas Civis estaduais e municipais.

São monitorados em Santa Catarina 40 municípios, que concentram mais de 90% das mortes em decorrência das chuvas nos últimos 20 anos. Para este ano, o volume previsto de chuvas entre dezembro e fevereiro para a região Sul, entre 300 e 400 mm de chuva, não é tão preocupante como na região Sudeste, onde o previsto é de 800 a 1000 mm, metade da previsão anual. "Mas isso não elimina o risco de chuvas extremas, por isso temos que estar sempre preparados", disse Colombo.

O Estado também está atuando na mesma linha do ministério. Nesta quarta-feira serão abertos os envelopes da licitação para a compra de um radar meteorológico para a Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina. Após a sua instalação, ele vai ajudar a estrutura de prevenção estadual a prever com horas de antecedência a ocorrência de chuvas fortes, o que dará tempo aos profissionais da secretaria a chance de emitir alertas de evacuação das áreas com maior risco horas antes das catástrofes e, consequentemente, salvar vidas.