Estado registra pelo menos 29 municípios afetados pelas chuvas

IMG-20140627-WA0011

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Às 9 horas deste sábado, 28, a Defesa Civil, divulgou o primeiro relatório do dia com informações sobre os municípios atingidos pelas chuvas e que decretaram Situação de Emergência. Até o momento são 29 cidades. Alguns municípios podem vir a decretar Situação de Emergência nas próximas horas. Ao todo são cerca de 1,4 mil desalojados e desabrigados no Estado.

Os municípios atingidos são: Joaçaba, Palmitos, Itapiranga, Rio das Antas, Águas de Chapecó, Mondaí, São Carlos, Videira, Tangará, Abelardo Luz, Macieira, Concórdia, Ouro, Herval do Oeste, Caçador, Passos Maia, Chapecó, Guatambu, Seara, Taió, Lacerdópolis, Capinzal, Timbó Grande, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Irani. Desses, sete estão em Situação de Emergência.

A Defesa Civil também informou a situação dos rios: Na região do Meio-Oeste, a Bacia do Rio do Peixe se encontrava às 7 horas, com 9,08 metros, acima do nível normal, mas ele tende a baixar nas próximas horas.  Em Taió, o Rio Itajaí do Oeste, estava com 8,77 metros, considerado cota de emergência. A Defesa Civil local acredita que não vai passar de 9 metros. Em Rio do Sul, o Rio Itajaí-Açú, está com 8,59 metros, a previsão é que o rio chegue a 10 metros.

Em Itapiranga, no Extremo Oeste, o Rio Uruguai está com 13,88 metros. Em Passos Maia, a informação das 17h45, de quinta-feira, registrava que o rio estava com 6,11 metros. As leituras foram interrompidas, devido a problemas na régua de medição.

A previsão segundo a Epagri Ciram é de chuva forte com risco de queda de granizo no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí nas próximas duas horas. Há risco de deslizamentos no Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Confira a tendência de chuva para as próximas horas:

Regiões

Min-Máx