Estado repassará mais R$ 1,9 milhão para compra de terrenos a municípios atingidos por chuvas

O governador Luiz Henrique, acompanhado dos secretários Justiniano Pedroso (Justiça e Cidadania) e Manoel Mendonça (SDR Joinville) e dos diretores major Márcio Luiz Alves (Defesa Civil) e Maria Darci Mota Beck (Cohab/SC), assinará às 16h30min de terça-feira (23), na sede da Secretaria Regional de Joinville, convênios para repasse de R$ 1.975.000,00 a oito municípios das regiões Norte e do Vale do Itajaí atingidos pelas fortes chuvas de novembro de 2008. Os recursos, provenientes das doações ao Fundo Estadual de Defesa Civil, serão utilizados para aquisição de terrenos que estejam fora de áreas de risco e acima da quota de enchente, onde serão construídas moradias às famílias atingidas.

“A utilização dos terrenos ficará sob responsabilidade do governo municipal”, explica o secretário Justiniano Pedroso. Segundo ele, os valores destinados respeitam a demanda e o número de pessoas afetadas em cada município. Serão beneficiados Guabiruba (R$ 150 mil); Nova Trento (R$ 100 mil); Itajaí (R$ 350 mil); Corupá (R$ 275 mil); Guaramirim (R$ 100 mil); Jaraguá do Sul (R$ 400 mil); Joinville (R$ 400 mil) e Indaial (R$ 200 mil).

De acordo com o diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, o ato demonstra a preocupação do Governo do Estado em proporcionar a retomada de vida das pessoas atingidas pelos desastres naturais, com a possibilidade de retornarem aos seus lares.

Do valor total de doações ao fundo, R$ 34 milhões, já foram utilizados R$ 15 milhões para compra de terrenos, destinados em fevereiro, além de cerca de R$ 17 milhões para o Auxílio Reação, o qual beneficia cerca de sete mil famílias catarinenses atingidas pelas chuvas do ano passado.