Estiagem atinge municípios do Oeste Catarinense

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) acompanha a situação dos municípios atingidos pela estiagem no Oeste Catarinense. Até o momento, 19 municípios informaram problemas por causa da falta de chuvas. Destes, 13 decretaram Situação de Emergência: Coronel Freitas, Iraceminha, Planalto Alegre, São Carlos, Passos Maia, Ponte Serrada, Anchieta, Guarujá do Sul, Ouro Verde, São Miguel da Boa Vista, Sul Brasil, São José do Cedro e Saudades. A estiagem já atinge, aproximadamente, 100.000 pessoas nas 19 cidades impactadas.

Na terça-feira (3), às 14 horas, a Secretaria Estadual irá reunir entidades que integram o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), para tratar das estratégias para enfrentar o período de estiagem, que segundo Ciram, deve se estender pelos meses de janeiro e fevereiro de 2012. O encontro vai reunir representantes da Defesa Civil Estadual, Ciram/Epagri, Secretaria Estadual da Agricultura, Cidasc, Casan, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Fatma.

O que fazer para se preparar para um período de estiagem
Diversificar os tipos de culturas agrícolas e atividades econômicas para evitar a concentração de prejuízos; Priorizar culturas com maior resistência a períodos de déficit hídrico; realizar manejo do solo de acordo com a inclinação do terreno; manter, sempre que possível, a cobertura vegetal entre os períodos de cultivo; proteger poços, córregos, açudes e outras áreas de captação; proteger áreas de nascentes, grotões e mata ciliar, principalmente os rios de primeira ordem; construir reservatórios com capacidade adequada para irrigação e distribuição necessárias e reservatórios para reutilização da água para fins de limpeza doméstica.

Como agir durante o período de estiagem
Não construir barramentos sem estudo prévio; evitar o princípio e a propagação de queimadas; reutilizar água para fins de limpeza de calçadas, fachadas e consumo animal; utilizar somente água potável para consumo doméstico, obtida em locais livres de contaminação ou, em último caso, água fervida.