Evento Nacional discute em Blumenau, estratégias para redução de áreas de risco

480125 268351183306510 36460906 n

Foto: arquivo SDC/SC.

No dia 27 de fevereiro, em Blumenau, no Vale do Itajaí, os Secretários de Estado e Adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus e Rodrigo Moratelli participam da reunião do Grupo Operacional de Trabalho Conjunto, promovida pelos Ministérios das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos – Snapu e Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sedec.  Já está confirmada a presença do Secretário Nacional da Sedec, Adriano Pereira.

Na ocasião serão discutidos o fortalecimento da estratégia nacional de gestão integrada de riscos em desastres naturais com objetivo de aprimorar a política nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608, de 2012. A agência de Cooperação Internacional – Jica fará parte dos trabalhos.

De acordo com Rodrigo Moratelli, é momento de buscar tecnologia, estratégia, gestão integrada para redução de risco a desastres naturais. “Em maio e junho deste ano, eu (Rodrigo Moratelli) e um técnico da Secretaria de Estado do Planejamento estaremos no Japão em busca de técnicas para aplicar no planejamento urbano e mapeamento das áreas de risco,”, enfatizou.

Esta é a segunda oportunidade que Santa Catarina participa de formações oferecida pelos japoneses. Entre os meses de novembro e dezembro de 2014, profissionais do Estado a da Defesa Civil participaram de uma capacitação que durou 35 dias, no Japão.