Exército, Bombeiros e Polícia Militar trabalham no auxílio às comunidades atingidas pelas chuvas

Para auxiliar as milhares de pessoas que foram afetadas pelas chuvas da última semana em Santa Catarina, a Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros trabalham integrados nas ações de socorro e assistência nas comunidades afetadas. De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, o número do efetivo destinado aos trabalhos podem aumentar conforme as necessidades dos municípios catarinenses.

O Exército deslocou 31 militares para Blumenau, 30 para Itajaí, 24 para Florianópolis, 10 para Navegantes e 96 para Rio do Sul. As atividades realizadas pela equipe são de apoio aos desabrigados e desalojados; carregamento de mantimentos; loteamento de mantimentos no aeroporto de Navegantes para transporte por helicópteros da FAB e entrega dos suprimentos.

O Corpo de Bombeiros reforçou a equipe com 12 integrantes, cães e quatro viaturas para o apoio nas regiões do Alto Vale e Vale do Itajaí. A Polícia Militar está atuando em todos os municípios atingidos com um número máximo de efetivos, viaturas, além de dois helicópteros e conta também com o apoio da Polícia Ambiental. As rodovias estaduais receberam reforço do Batalhão da Polícia Rodoviária Militar.

Conforme relatório da Defesa Civil das 12h, deste sábado (10), ao todo são 57.481 desalojados, 8.220 desabrigados e 819.338 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. O número de residências danificadas é de 10.105. Até o momento, 91 municípios foram atingidos, 36 decretaram Situação de Emergência e três em Estado de Calamidade Pública (Brusque, Rio do Sul e Agronômica).

Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti