Exército Brasileiro de Porto União entra no Grac

WhatsApp Image 2017-03-27 at 10.11.21

Foto: Divulgação

O Grupo de Ações Coordenadas (Grac) conta com mais um integrante: o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União. O convite para o Batalhão entrar no Grupo foi feito na sexta-feira (24) pela Defesa Civil SC. O diretor de Resposta aos Desastres Anderson Ciotta, e o Coordenador Regional da região de Canoinhas, Edson Antocheski conversaram com o Tenente Coronel Érico e Capitão Bruno na sede do Batalhão.

Até o momento, apenas os Batalhões do Exército Brasileiro subordinados diretamente à 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Florianópolis, faziam parte do Grac. Conforme o diretor de Respostas, o convite deve ser estendido aos Batalhões de Lages e Rio Negro.

Na reunião, foi discutido o histórico de trabalhos realizados pelo 5º Batalhão no planalto Norte em eventos adversos. A exemplo disso, as enchentes na região e com isso a recente estruturação da organização militar para apoiar as ações de Defesa Civil.

Conforme Ciotta, ficou acertado que o Plano de Contingência do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado discriminará os materiais e equipamentos da Unidade com previsão de emprego em desastres.