Exposição fotográfica relembra desastres históricos no Estado

IMG 8458 - Cópia

Foto: Paulo Cesar Santos/SDC/SC

O Aniversário da Defesa Civil de Santa Catarina marca os 42 anos da Instituição, mas também os cinco anos de existência da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Com uma nova didática de ações, a prevenção tem sido o foco os trabalhos. No entanto, a resposta tem sido priorizada como humanização do sistema.

Diante de tantos registros históricos do Estado, com desastres naturais ou não, a Defesa Civil percebeu a importância de mobilizar a população através da conscientização do desastres históricos. Por esse motivo, uma das medidas para marcar a Semana Estadual de Ações em Defesa Civil, foi a organização de uma exposição fotográfica sobre o histórico de catástrofes que causam danos, prejuízos e perdas humanas e econômicas para os cidadãos de Santa Catarina.

O primeiro dia de exposição foi no hall de entrada do auditório, Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Servidores e visitantes ficaram encantados com as imagens, algumas chocantes, mas que retratam a história dos eventos adversos.

Nesta terça-feira, 19, a exposição foi montada no shopping Iguatemi, em Florianópolis. 15 fotos e duas obras de arte demonstram como as tragédias em Santa Catarina mexem com o emocional dos cidadãos, mas que estimulam o espírito solidário.

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus visitou a mostra e saiu satisfeito com os registros. “Adotamos como lema, nessa Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, Não podemos mudar o passado, mas podemos prevenir o futuro. É dentro dessa didática, que buscamos conscientizar a população da importância da participação de cada um,” enalteceu.

A exposição que faz parte do acervo histórico da SDC permanece no shopping Iguatemi, até o próximo dia 24 de maio, quando finaliza a semana estadual de proteção e defesa civil.