Famílias de Arvoredo começam retornar para as residências

IMG-20140628-WA0015

Foto: Defesa Civil SC/Divulgação

Os moradores de Arvoredo, no Oeste, que foram levados para a casa de familiares por medida de segurança, devido ao rompimento da Central Geradora Hidrelétrica, começaram a retornar para as suas residências na manhã deste sábado, 28.

A Defesa Civil municipal informou que o Rio Irani passou dos seis metros.No entanto, hoje pela manhã, o nível do rio estava em pouco mais de cinco metros.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Hélio Márcio, as águas alcançaram a medida de 80 centímetros ao se aproximar do perímetro urbano.

“O terreno acidentado no percurso, as quatros Pequenas Centrais Hidrelétricas da região, e o trecho sinuoso contribuíram para que o volume não fosse tão expressivo. A própria presença do Estado, em Arvoredo deu mais tranquilidade para nós e para população”, frisou.

Para Márcio, a ação imediata das forças de segurança que se concentram no município devido à ocorrência, considerado atípica pelo secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, possibilitou a remoção de 23 famílias e evacuação de 27 estabelecimentos comerciais.

“Embora o cenário das chuvas seja preocupante, a Defesa Civil do município segue em Estado de Atenção”, disse Márcio.

Entenda o caso:

Arvoredo, na região Oeste de Santa Catarina, fica a 56 quilômetros de Ponte Serrada, onde aconteceu o rompimento da Central de Geração de Hidrelétrica – CGE. Trata-se de uma região isolada e a onda de cheia passou por quatro PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) antes de chegar no município de Arvoredo.

Paulo Cesar Santos
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 e (48) 9159-0445
E-mail:   defesacivilsc@gmail.com