Famílias que viviam em área de risco recebem chaves de casas da Defesa Civil SC

20160311090858

Foto: Divulgação SDC/SC

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus acabam de inaugurar 25 casas modulares em Ituporanga. As unidades habitacionais foram destinadas a famílias que viviam em área de risco no município. As casas foram construídas no bairro Vila Nova.  Cada estrutura custou R$ 38 mil para o Fundo Estadual da Defesa Civil. O Investimento do Governo do Estado foi de quase R$ 1 milhão.

Segundo Hobus, o projeto surgiu para retirar as famílias das áreas consideradas de risco. Mas para que isso ocorra é imprescindível a participação do município. “A Defesa Civil disponibiliza a casa e o município se responsabiliza pelo terreno, infraestrutura e documentação do imóvel,” destacou. Todos os processos de Santa Catarina seguem esse mesmo parâmetro.

A escolha das famílias também é um processo que passa pelo município. No caso de Ituporanga, as casas foram iniciadas em 2014 e concluídas já estão a disposição dos beneficiados.

Cada casa possui 39 metros quadrados, com dois quartos, sala/cozinha, banheiro e área externa de serviço. O projeto é construído em material resistente a chamas, ventanias, granizo e se houver problema com frio ou calor, possui sistema antitérmico.

Para o governador, as casas modulares dão dignidade ao cidadão catarinense. “Cada cidadão tem rosto, nome e endereço e a casa própria é prova disso,” salientou.

Hoje, o Estado já possui centenas de casas modulares instaladas em diversas Regiões de Santa Catarina. Todos os projetos têm sido desenvolvidos em parcerias com as prefeituras.