Famílias que viviam em áreas alagáveis recebem casas novas em Sombrio

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Foi na manhã de hoje que o Secretário de Estado, Milton Hobus realizou a entrega das chaves de cinco casas modulares, em Sombrio, às famílias que viviam em áreas alagáveis. Conforme Hobus, o cidadão tem que ter rosto e endereço. “Não podemos admitir que uma família viva em condições de precariedade e a cada chuva não saber sevai poder ficar em casa,” destacou.

As casas modulares de sombrio foram construídas nos mesmos terrenos onde já viviam os moradores. Para a costureira Thaís Evaldt Rosa, mãe de dois filhos e moradora do Bairro São Luiz, em Sombrio, a data ficará marcada por ser uma das mais importantes da sua vida. Na manhã desta terça-feira, 26, ela recebeu das mãos do secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, as chaves da sua casa própria.

Além de Thaís, outras quatro famílias do Município, dos bairros Januária, Parque das Avenidas, São Pedro e Raizeira, receberam as chaves de suas casas, resultado da parceria com a Prefeitura de Sombrio para infraestrutura dos terrenos. As casas modulares estão devidamente instaladas, prontas para serem habitadas pelas famílias, que viviam em área de risco, ou foram atingidas por eventos climáticos adversos.

As casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço (cerca de 40 metros quadrados) são resistentes a vendavais, granizo, chamas, são laváveis e contam com material antitérmico. “Sofri muito com as enchentes, minha casa alagava sempre. Estou muito feliz, porque agora posso dormir tranqüila, sem medo da chuva”, disse Zélia Eufrázio, moradora do Bairro São Pedro.

A solenidade de entrega das casas ocorreu no bairro São Luiz, e além dos moradores beneficiados, participaram do ato o prefeito Zênio Cardoso; o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva; o coordenador Regional da Defesa Civil, Sebastião Antônio de Souza; vereadores, secretários, diretores e comunidade.