Famílias recebem as chaves das casas modulares, em Gaspar

fim semana 022

Foto: Paulo Cesar Santos

Em Gaspar, 10 casas modulares foram entregues a moradores que perderam as residências devido as cheias de 2008. Para o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, as 290 unidades já contratadas vão dar mais dignidade aos beneficiados. “O projeto casa modular nasceu em 2013. O Estado fez um esforço para responder e essas unidades atende requisitos importantes para segurança dos beneficiados”, disse.

O investimento da Defesa Civil nas casas de Gaspar chegou a R$ 380 mil. Os recursos vieram através do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina- Fundec, que foi criado, em 2011. As famílias que receberam as chaves comemoraram a conquista. É o caso de Marcos Vanzuita, que vivia em área de risco. “Eu fico muito contente, já que a gente sofreu com a perda da casa. E o terreno é fora da área de risco”, comemorou.

O prefeito do município, Celso Zuchi reafirmou a importância das casas modulares e da parceria entre Estado e prefeitura. O município tinha como compromisso organizar a infraestrutura dos terrenos que receberiam as casas. “Temos que ressaltar que as casas não podem ser alugadas, vendidas ou cedidas pelo  prazo mínimo de cinco anos”, salientou.

A Defesa Civil já contratou 290 unidades habitacionais como essas. O investimento do Estado é superior aos R$ 11 milhões. Mais de 20 municípios já foram agraciados e outros aguardam a finalização das montagens.  As casas devem ser montadas em 180 dias, conforme previsto nos Termos de Compromisso. Para isso é necessário que o administração municipal deixe tudo regularizado. Assim, a Defesa Civil inicia o processo de montagem.

As casas modulares possuem 39 metros quadrados, dois quartos, sala e cozinha, banheiro e a montagem duram aproximadamente cinco dias. Não há custo para os beneficiados.