Fiscalização de Transporte de Cargas Perigosas

IMG 9814

Uma ação coordenada pela Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com Bombeiros Militares, Polícias Rodoviária Federal, Militar Ambiental e Especializada, Fatma, Ibama, Vigilâncias Sanitárias do Estado e de Biguaçu, e Conselho Regional de Química desenvolveram uma fiscalização em veículos que transportam cargas de produtos perigosos, nesta quarta-feira, 09.

A fiscalização foi no Posto da PRF, no km 190, na Grande Florianópolis. Entre os itens verificados estão os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, Simbologia de Risco, aspectos do veículo e documentação do condutor e carga.  Os agentes deram início aos trabalhos por volta de 9h e finalizaram a fiscalização às 16h.

Durante as 7 horas de serviço, 200 veículos foram fiscalizados. Destes, 152 apresentaram irregularidades. No entanto, 52 foram autuados. Os demais terão que se adequar. A Vigilância Sanitária lacrou 5, que transportavam cargas de forma irregular. Um armazenava produtos alimentícios e inseticidas no mesmo espaço. A falta documentos e de identificação adequada da carga foram os fatores mais comuns.

No final do mês passado, foram realizadas ações como essas, em Ponte Alta e Palmeira. Somente em 2014, estão previstas 33 fiscalizações para coibir o transporte irregular de mercadorias e que ofereça risco os motoristas, mas para quem vive próximo as rodovias ou que utilizam as BRs que cortam Santa Catarina.

Para facilitar o trabalho de fiscalização e possíveis atendimentos de ocorrências que envolvam produtos perigosos no Estado, existe uma Equipe fiscalizadora, que envolve 17 instituições, que analisam todos os aspectos de uma carga e em caso de acidente, com os formulários preenchidos, aumenta o conhecimento dos profissionais para dar uma resposta rápida.

IMG 9853

Fotos: Paulo Cesar Santos