Fiscalização preventiva de transporte de produtos perigosos é realizada no Norte do Estado

Ope PP Norte Estado  1

Foto: Divulgação GEPP

A gerência de Gestão de Produtos Perigosos da Defesa Civil SC terminou nesta quinta-feira (11) mais uma fiscalização preventiva de transporte de produtos perigosos. A ação ocorreu em São Bento do Sul, Campo Alegre e São Francisco do Sul nos postos da Polícia Rodoviária Estadual. Foram três dias de atividade que começou dentro da sala com aula teórica e terminou na rua, com a fiscalização.

Conforme o gerente de gestão produtos perigosos, Almir Vieira, 26 profissionais de diversas instituições foram capacitados durante a aula. Já na estrada, 13 instituições trabalharam juntas na fiscalização preventiva e emitiram 51 autuações para os motoristas. Segundo Vieira, 30 veículos de transportes de Produtos Perigosos foram vistoriados e 19 foram autuados.

Ope PP Norte Estado  6

Vieira explica que a operação visa prevenir acidentes envolvendo produtos perigosos. “Ela é focada na condição de segurança de tráfego do veículo; equipamento de proteção e conjunto para situação de emergência para atuação em caso de acidentes com produtos perigosos. Também é um cumprimento da Legislação em relação à documentação que é um item que utilizamos muito quando acontece qualquer tipo de emergência com produto perigoso”, diz. Segundo ele, essa documentação deve estar dentro do veículo.

Para o gestor, a fiscalização tem gerado resultados positivos. “Já faz um ano e oito meses que não acontece acidentes envolvendo produtos perigosos na Serra Dona Francisca. Antes desse período era mais freqüente”, avalia. 

Ope PP Norte Estado  9

Texto: Cleiton C. Ferrasso/ Ascom/ SDC