Florianópolis e Rio do Campo registraram maior volume de chuva em fevereiro

unnamed

Imagem: Epagri/Ciram.

A Epagri/Ciram divulgou nesta quarta-feira, 04, um panorama do tempo durante o mês de fevereiro. De acordo com meteorologistas do órgão oficial do Estado, o cenário ficou parecido com o registrado no mês de janeiro de 2015.

As características mais comuns foram pancadas de chuva em quase todos os dias do mês, geralmente nos períodos da tarde e noite. A condição foi associada ao calor e umidade elevada.

Conforme o relatório, o período mais crítico e que registrou mais índice de chuva foi durante o carnaval. Para se ter uma ideia, as estações meteorológicas gerenciadas pela instituição, registraram em 24h, 178 mm, somente em Florianópolis. A situação proporcionou alagamentos, deslizamentos e estragos na Ilha de Santa Catarina.

A Capital Catarinenses também foi a cidade do Estado com maior acumulado entre os dias 1º e 28 de fevereiro. O registro oficial alcançou a soma de 338, 4 mm.

Em Rio do Campo, no Alto Vale do Itajaí, foi registrado o segundo maior índice, 332,4. Os eventos foram condicionados por influência de sistemas de baixa pressão que se formaram no oceano e favoreceram o transporte de umidade para a faixa leste do Estado.

No entanto, no Estado choveu menos do que esperado para mês. A redução entre o registrado e o esperado ficou entre, 20 a 30% aproximadamente da média climatológica. Embora, no Litoral e Alto Vale do Itajaí, a chuva tenha ficado acima da média climatológica.

Os meteorologistas também registraram a oscilação das temperaturas. Fevereiro foi marcado por máximas próximas e acima da média. As noites foram consideradas mais amenas. Em São Joaquim, no Planalto Sul, a mínima ficou 2,1ºC abaixo do esperado. Ponte Serrada, no Meio Oeste, 1,5ºC abaixo. O que influenciou para o cenário foi a influencia de massas de ar frio após a passagem de frentes frias pelo Estado.