Florianópolis irá sediar 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil

A Defesa Civil realiza na quarta-feira (3), em Florianópolis, a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil e Assistência Humanitária, com o objetivo de discutir temas e diretrizes com os delegados eleitos nos encontros municipais. Esta será a segunda etapa, que selecionará 25 representantes para o evento nacional, em Brasília, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de março. Na Capital, a abertura da conferência será às 9h30, no Hotel Castelmar.

Foram inscritos para o encontro estadual 539 delegados de 130 municípios que realizaram conferências. As inscrições encerraram nesta terça-feira (2). “Santa Catarina teve uma organização muito importante para mobilizar tantos municípios a discutirem Defesa Civil. Vamos tratar dos principais temas e anseios no âmbito estadual, para, em Brasília, discutir com representantes da sociedade civil e poder público ações e objetivos nos próximos anos”, aponta o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves.

As cidades catarinenses se organizam desde dezembro para realizar suas Conferências Municipais de Defesa Civil. Algumas coordenadorias optaram por organizar uma etapa regional, como é o caso de Jaraguá do Sul, Itajaí, Tubarão, Braço do Norte, Rio do Sul, Joinville, Laguna e Araranguá.

O histórico de desastres em Santa Catarina, explica Alves, reforça a necessidade de uma participação mais ativa dos catarinenses e do poder público para tentar amenizar os efeitos de um evento adverso extremo ou até evitá-lo quando possível. “A Defesa Civil tem esta responsabilidade de desencadear medidas de fortalecimento e de interagir com a sociedade, preparando-a para situações de desastres”, destaca.