Fórum Parlamentar discute ações para reabilitar Tubarão

WhatsApp Image 2016-11-19 at 09.13.39

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC

Na sexta-feira (18), ocorreu a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em Tubarão. A mesa foi composta por senadores e deputados federais da bancada catarinense, instituições financeira, secretaria de Estado da Defesa Civil e também da Defesa Civil Nacional. A pauta foi apresentar ações feitas no município e região após o vendaval do dia 16 de outubro.

Durante a discussão, o secretário Nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, disse que dará prioridade ao município de Tubarão lá em Brasília. Já o secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, citou as ações prestadas pelo Estado, como por exemplo, assistência aos afetados e reabilitação dos municípios atingidos. “Paralelo a isso, começa o trabalho de reabilitação do cenário, os planos de trabalho para captação de recursos e isso demanda tempo”, diz.

WhatsApp Image 2016-11-18 at 23.41.24

Tubarão teve o decreto de Estado de Calamidade Pública reconhecido pela União. Capivari de Baixo aguarda o processo de reconhecimento federal, Pedras Grandes que foi reconhecido a situação de emergência nesta semana, Pescaria Brava está em trâmite de homologação estadual. Moratelli pediu mais empenho dos municípios que ainda faltam documentos para dar continuidade ao processo. “Quem gerencia o processo, se precisar de um documento, deve ir atrás. Muitas vezes não é a burocracia e sim a vontade de fazer que agiliza o processo. Isso é importante para a gente finalizar o mais rápido possível e poder ajudar”, pediu.

Para finalizar, o secretário disse que o trabalho da Defesa Civil SC não para por aqui. Frisou ainda os cuidados que deve ter com as estruturas que sofreram com o evento do mês passado e quinta-feira, 17, novamente foram atingidas pelo vento. “A preocupação é porque nessa passagem da primavera do verão são frequentes os eventos. Nossa equipe está à disposição e acredito que a gente consiga meios para restabelecer tanto na área pública quanto na área privada”, conclui.

FGTS

A liberação do Fundo de Garantia do Trabalhador Social (FGTS) depende do reconhecimento da Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública do município atingido pelo evento. Como Tubarão já teve o reconhecimento, o gerente regional da área governamental da Caixa Econômica Federal, Nelson Souza, disse que a partir de segunda-feira (21) até o dia 22 de dezembro, os moradores atingidos pelo vendaval de outubro podem procurar a agência da Caixa de Tubarão para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

WhatsApp Image 2016-11-18 at 23.44.28