Fraiburgo sedia Seminário de Proteção e Defesa Civil

Palestra ministrada pelo Chefe da DC. Foto: Flávio Jr ASCOM DC SC

Foi realizado na noite da última quarta-feira (19), no município de Fraiburgo, no Vale do Rio do Peixe, o 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil. O evento foi organizado pela Defesa Civil Municipal com o apoio da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, através da Regional de Caçador.

Palestra ministrada pelo Chefe da DC. Foto: Flávio Jr ASCOM DC SC

A primeira palestra trouxe informações sobre a estrutura do Corpo de Bombeiros Militar que atua no Estado e na região. Os dados foram repassados pelo primeiro tenente Bonatelli, chefe da Força Tarefa do 2° Batalhão de Bombeiros Militar. “Buscamos mostrar que temos grupos especializados em cada batalhão, preparados para o atendimento de desastres”, comentou Bonatelli.

A segunda participação foi do Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), que teve como foco o tema “Cidades Resilientes”. No início da fala relembrou o avanço que a DCSC teve nos últimos anos se tornando referência internacional. “O atual Governo deu uma atenção especial a Defesa Civil, o que proporcionou o fortalecimento da Instituição”, comentou João Batista.

Segundo ele, a nova estrutura implantada tem como foco o apoio a todos os municípios do Estado, tanto na área de prevenção e resposta aos eventos extremos, como no reestabelecimento de municípios afetados. “As ações da DCSC vão além das atividades durante os eventos climáticos. Atualmente trabalhamos em conjunto com as estruturas do Governo do Estado em todas as situações que podem colocar em risco os catarinenses. Da mesma forma, com foco especial para a educação e capacitação”, comentou.

O Chefe da DCSC também destacou as atividades de monitoramento e alerta realizadas 24 horas por dia. “Nos momentos necessários emitimos avisos e alertas para a população com o foco de preservar vidas e reduzir prejuízos”, reforçou.

Os alertas são disponibilizados no site da DCSC, redes sociais e através de mensagens SMS, de forma gratuita. Para isso basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, contendo no texto apenas o CEP da localidade que deseja ser monitorada.

Dentro do foco de cidades resilientes foi apresentado o “Programa SC Resiliente” que busca incentivar os municípios em ações que visam aumentar a capacidade de resposta aos eventos extremos. “Para isso são propostas atividades estruturantes, como obras, e não estruturantes, a exemplo das capacitações”, explicou. O Programa vai possibilitar aos municípios participantes o acesso a recursos do Banco Mundial para investimentos na estrutura das cidades.

João Batista finalizou parabenizando o município de Fraiburgo pela importância dada às ações de proteção e defesa civil. “Esse trabalho vai ter resultado positivo para a comunidade e para as futuras gerações”, encerrou.

Durante o evento foi realizada a formatura de agentes voluntários de defesa civil, que receberam treinamento para atuar em apoio ao município durante eventos extremos.

Formatura de agentes voluntários. Foto: Flávio Jr, ASCOM DCSC

Entrega de diploma aos novos agentes voluntários de proteção e defesa civil. Foto: Flávio Jr ASCOM DC SC

A nova agente voluntária de defesa civil de Fraiburgo, Adriana Aparecida Gonçalves, acompanhou a palestra e achou muito importante o conhecimento compartilhado. “São coisas que não sabíamos, aprendemos sobre o município e sobre a estrutura do Estado. Achei muito importante para reforçar o que aprendemos no curso e conhecer o tamanho da estrutura da Defesa Civil do Estado.

Já Carlos Eduardo da Cunha, também formado no curso, considerou interessante a palestra. “Foi esclarecedor o conhecimento repassado no atendimento às situações de desastres e podemos perceber o investimento realizado na área”, declarou.