Gerência de Gestão de Produtos Perigosos fecha 2015 com atividades em todo o Estado.

Foto: Arquivo SDC/SC

Durante 2015, a Gerência de Gestão de Produtos Perigosos realizou 29 operações de Fiscalização Preventiva no transporte rodoviário de produtos perigosos. As ações  foram realizadas em parceria com instituições de emergência, como Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – Fatma, Conselho Regional de Química – CRQ, Polícia Militar Ambiental – PMA, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Militar Rodoviária – PMRv, Vigilância Sanitária, Inmetro, Corpo de Bombeiros Militar – CBM, Bombeiros Voluntários, Coordenadorias Regionais e locais de defesa civil, Polícia Militar – PM, Guardas Municipais e Deinfra.

Até o mês de dezembro de 2015, as atividades de Prevenção foram contabilizadas 29 operações preventivas, cerca de 08 instituições em cada ação. Foram registrados neste período 4.329 veículos abordados. Foram autuados 190 e a emissão de autuações emitidas chegam a 1.059

Em cada região onde ocorreram as operações em dia anterior as atividades foram realizadas Capacitações aos profissionais que atuam na Fiscalização preventiva e em atividades de atendimento a emergências envolvendo produtos químicos, sendo em 2015, capacitados um total de 525 profissionais de diversas instituições em 14 Capacitações atingindo todas as regiões do Estado.

Ainda nesse ano, foram realizadas 02 reuniões da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos (CE- P2R2). O objetivo foi estreitar relacionamento entre as instituições envolvidas e atividades referentes a comissão. Exemplo da prática foi realização de 02 cursos aos integrantes da Comissão voltado ao atendimento a emergências com produtos sendo descritos.

A primeira edição foi o curso de primeira resposta para emergências com Produtos Perigosos, realizado no período de 16 à 18 de Junho aos integrantes das seguintes instituições Parceiras da CE-P2R2 : SDC, CRQ, Vigilância Sanitária, PMRv, PRF, CBMSC, FATMA, PMA, Secretaria de Estado da Fazenda, CEPED/UFSC, Auto Pista Litoral Sul. O curso foi organizado pela Gerencia de Gestão de Produtos Perigosos em Parceria com OFDA/USAID  e UDESC.

Curso de Atendimento a emergências Químicas, realizado no período de 13 à 16 de outubro aos integrantes das seguintes instituições parceiras da CE-P2R2, que atuam diretamente nas emergências: SDC, PMRv, PRF, CBMSC, FATMA, PMA, Secretaria de Estado da Fazenda, CEPED/UFSC, Auto Pista Litoral Sul, CRQ, UDESC, América Latina Logística, INFRAERO, SC GÁS, Vigilância Sanitária. O Curso foi organizado pela Gerencia de Gestão de Produtos Perigosos em parceria com o Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, tendo como instrutores técnicos da CETESB e um consultor de Legislação de Produtos Perigosos do Estado de São Paulo. Ao encerramento das atividades foi realizado um simulado de acidente de transito envolvendo produto perigoso com vítima e contaminação com o produto sendo utilizado as técnicas e equipamentos apresentados nas aulas teóricas e o envolvimento de 15 (quinze) instituições, atingindo o objetivo de atuação conjunta e ordenada entre as instituições que compõe a CE-P2R2.

Para atender a solicitação da Coordenadoria regional de Joinville, foram realizadas 02 (duas) Capacitações aos integrantes da Guarda de Transito municipal dando conhecimento da Legislação para tornar-los aptos a atuarem em conjunto com a Policia Militar Rodoviária do Município de Campo  Alegre reforçando a fiscalização preventiva no transporte de produtos perigosos na Serra Dona Francisca visto 70 % da Captação de água para Joinville ser das nascentes situadas na Serra Dona Francisca.

Foi realizado em Julho 2015, em atendimento a Coordenadoria Regional de Itajaí, Palestras aos empresários transportadores da região do Vale do Itajaí, palestra sobre transporte de produtos perigosos legislação e prevenção adequando o transporte de produtos perigosos na região do Vale do Itajaí.

Em 2015 foi dando continuidade ao projeto junto ao Ministério do Meio em parceria com o CEPED/UFSC, sendo adquiridos móveis e equipamentos de informática para estruturação da CE-P2R2, bem como materiais e equipamentos para atendimento a emergência com produtos perigosos disponibilizados a Policia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militares sendo os seguintes materiais: 02 Âncoras, 06 Barreiras de Contenção (25 metros), 02 Botes Infláveis, – 02 Cabos de 100 metros, 08 Coletes Salva-vidas, 02 Motores de 20 HP,  01 Mesa de Reunião para 12 pessoas, 12 Cadeiras para mesa de reunião, 01 Telefone sem fio, 01 Armário 2 portas, 01 Quadro branco, 01 Projetor Data show, 01 Notebook, 01 Computador, 02 Mesas de computador.

Material recepcionado e entregue as instituições parceiras da CE-P2R2 para utilização quando em emergência com produtos perigosos, demais materiais em fase de aquisição, dentre eles 01 veículo para utilizar nas atividades de Fiscalização preventiva e atendimento a emergência;