Gestão de Riscos e Desastres é apresentada para órgãos de segurança do Estado

foto reunião

Durante a tarde desta segunda-feira (27), o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres de Santa Catarina- CIGERD foi apresentado para órgãos de segurança do Estado. O plano foi apresentado durante reunião na secretaria de Estado de Defesa Civil. Participaram do encontro, servidores da Defesa Civil SC, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e secretaria de Assistência Social Trabalho e Habitação.

O objetivo foi apresentar aos funcionários o trabalho que poderá ser desenvolvido em conjunto no CIGERD. “A ideia é pensarmos juntos o plano de cada ação que as instituições poderão fazer dentro do Centro,” explicou o secretário de Estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

A intenção da Defesa Civil é integrar os setores para o gerenciamento de crise. Com isso, garantir diminuição significativa de riscos para a população em uma situação de eventos adversos. “A resposta rápida num momento de crise, pode salvar a vida do cidadão,” argumentou Moratelli. Depois de concluído, mais de 20 instituições poderão trabalhar no CIGERD. “É uma visão de futuro”, resume.

A previsão de término do Cigerd é dezembro desse ano. A operação começa em maio de 2017. O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em faze de implantação em Santa Catarina. A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.