Governador acompanha atuação da Defesa Civil do Estado durante as chuvas

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, concederam entrevista coletiva nesta sexta-feira, 9, na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, para apresentar um relato técnico das chuvas nas últimas 36 horas em todo o Estado. Até o momento foram comunicadas ocorrências em 20 municípios. O volume de atingidos chega a 1,6 mil pessoas, deixando 340 residências danificadas ou destruídas.


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Mais imagens na galeria

“Temos vários instrumentos de apoio que poderão ser usados em algumas regiões caso a situação se agrave, a exemplo do Fundo Estadual da Defesa Civil, mas a chuva diminuiu um pouco e estamos esperançosos que o pior tenha passado. A partir desse momento o que nos preocupa são os deslizamentos de terras por causa da umidade do solo. Continuando a chover, o risco de ocorrer quedas de barreiras é maior e por isso devemos ficar atentos”, disse o governador.

As próximas ações são de alerta para o volume de chuvas que podem cair até domingo, 11. Ainda é previsto, no acumulado do período, 250 milímetros no Litoral Sul e Planalto Sul, 170 no Oeste e Meio-Oeste e nas demais regiões a média total por chegar em 190 milímetros. “O Estado está preparado, organizado e estamos em alerta máximo fazendo todo acompanhamento”, enfatizou Colombo.

O secretário Milton Hobus explicou que no Vale do Itajaí, o volume de chuva previsto não é expressivo, mas que ações preventivas foram tomadas pelos municípios da Região, como abertura de abrigos para pessoas que vivem em áreas de risco. Essas famílias são monitoradas pelas defesas civis locais e orientadas a deixarem os imóveis quando a cota dos rios estiver próxima da estimada pelo município para o local onde vivem.

Hobus destacou ainda a importância do Fundo da Defesa Civil, que foi criado e tem uma reserva de aproximadamente R$ 30 milhões anuais. “Ele nos dá possibilidade de resposta rápida, principalmente na ajuda humanitária, como ocorreu em Lebon Régis. A cidade foi a mais atingida por granizo na quinta-feira, deixando cerca de 300 famílias atingidas, já receberam apoio e as telhas já vão chegar ainda nesse sábado para cobrir as casas”.


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

O grupo de ações coordenadas de Santa Catarina, que envolve o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ambiental, Secretaria de Estado da Saúde e da Assistência Social, foi mobilizado desde quinta-feira, 8, para apoiarem durante os eventos climáticos que atingirem as cidades.

Outra ação será na operação tapa buracos nas rodovias estaduais. “Temos recursos disponíveis para tapar os buracos nas estradas, que durante as fortes chuvas se abrem e temos que agir rápido para dar mais segurança para as pessoas que utilizam essas vias”, disse Colombo.

Centro de Monitoramento e Alerta

Durante entrevista coletiva foi apresentado algumas das ações para o enfrentamento e a mitigação dos desastres naturais em Santa Catarina. Dentre eles está a construção do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado.

O novo centro vai contar com os serviços da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, monitoramento e previsão do tempo, emissão de avisos e alertas, serviço de hidrologia entre outras ações e proteção ao cidadão catarinense.

O prédio será erguido onde está localizada a Defesa Civil de Santa Catarina, na avenida Ivo Silveira, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. A estrutura vai contar com quatro andares para e subsolo para receber todos os serviços ligados à situações de crise.