Governador acompanha situação das cidades prejudicadas pela chuva

rio do sul 20130921 1611619041

O governador Raimundo Colombo disse, neste sábado, dia 21, que o Governo do Estado está em alerta máximo para enfrentar o período de chuvas intensas previstas para as próximas horas em Santa Catarina. “A Defesa Civil está monitorando os mapas meteorológicos desde terça-feira. Dessa forma foi possível realizar ações preventivas importantes como, por exemplo, o esvaziamento de barragens. Estamos acompanhando a situação em todo o Estado”.

O boletim divulgado às 15h pela Defesa Civil indica que neste momento a situação é mais crítica em Rio do Sul onde há 410 pessoas desalojadas e o rio está 8 metros acima do nível. De acordo com o Secretário Adjunto da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o maior risco nas próximas horas é para as regiões do Vale e Norte de SC.

Veja abaixo a tabela atualizada pela Defesa Civil com a situação dos municípios até 15h deste sábado:

Aurora
20 a 30 famílias em abrigos; estradas vicinais interditadas

Blumenau
19 abrigos abertos; nível do rio = 6,15m

Bom Retiro
Chuva
Escorregamentos, BR 282 interditada trecho Bom Retiro-Lages (Km 135); 01 família (08 pessoas) isolada.

Brusque
Deslizamentos severos
Deslizamentos

Campo Erê
Chuvas
Tempestade com fortes ventos e granizo – Malha viária afetada – Situação controlada no momento

Caçador
Chuvas
Se chover mais 40 cm – começará a atingir as primeiras residências; queda de barreira na Rodovia SC 302 (Caçador-Calmon)

Curitibanos
Alagamento

Guaraciaba
60 casas atingidas

Guaramirim
Chuva e Granizo

Itajaí
01 família removida por deslizamento isolado

Jaraguá do Sul

Rio do Sul
Chuva
Em cota de emergência = 7,97m; 410 pessoas colocadas PREVENTIVAMENTE em 13 abrigos

Rodeio

Saltinho
500 casas atingidas

Santa Terezinha do Progresso
300 casas atingidas

São José dos Cedros
80 casas atingidas

São Miguel do Oeste
04 comunidades atingidas

Serra Alta
60 casas atingidas

Tangará
Deslizamento isolado

Timbó

Timbó Grande
Chuva
Queda de árvores nas estradas rurais

Força-tarefa
O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.

Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia – ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

Orientações
Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

>>> Saúde entrega ambulâncias 4×4 para municípios com risco de enchente
>>> Celesc reforça atendimento para atender ocorrências no Estado
>>> Secretaria de Estado da Saúde faz alerta sanitário sobre as previsões de chuvas
>>> Governo monta força-tarefa para atender a população

Mais informações para a imprensa
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Defesa Civil de SC no (48) 4009-9816 ou diretamente com os assessores de imprensa.
Assessoria Defesa Civil – (48) 9159-0445
Gerente de imprensa Governo SC, Jacqueline Iensen – (48) 9147-6761
Portal do Governo e Redes Sociais – Gisiela Klein – (48) 8843-5439

Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa. As fotos estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa.

Acompanhe também pelas redes sociais:
facebook.com/governosc
@Secom_SC