Governador assina ordem de serviço para consrtução de quatro barragens

RIO TROMBUDO

Foto: divulgação

A ordem de serviço no valor de R$ 4.391.971,34 para a execução do projeto de engenharia licenciado para a construção de quatro barragens no Alto Vale será dada nesta sexta-feira (01) em Rio do Sul.

No ato, o secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus acompanha o Governador Raimundo Colombo que fará a apresentação do balanço do programa Pacto por Santa Catarina.

As quatro barragens, à montante (acima) do município de Rio do Sul,  duas no Rio das Pombas na região de Pouso Redondo e duas no Rio Trombudo, na área do município de Trombudo Central. Juntas, elas deverão armazenar no mínimo 24 milhões de metros cúbicos de água, de acordo com estudos realizados pela Japan International Cooperation Agency – JICA.

Com a assinatura da ordem de serviço agora no mês de novembro, as obras devem estar concluídas até o final de 2016, com a estimativa de beneficiar as regiões do Vale e Alto  Vale do Itajaí. As estruturas têm como objetivo principal, reduzir o escoamento da vazão dos rios da sub-bacia, ampliar a capacidade de armazenamento, conter o avanço das águas e retardar a elevação do nível do Itajaí-Açu. O investimento total é de R$ 119,7 milhões financiados pelo Banco do Brasil.

Os técnicos que trabalham no projeto, afirmam que toda a ação está sendo preparada levando-se em conta o menor impacto ambiental, social e econômico para a região, com a previsão de que estas barragens, dentro das possibilidades, possam ter múltiplo uso, ou seja, que a água armazenada seja utilizada também para o consumo animal e humano e na irrigação.

A assinatura da ordem de serviço está marcada para as 19h no Parque Universitário Norberto Frahm, Rua Herculano Nunes Teixeira, 105 no centro de Rio do Sul.