Governador avalia possibilidade de decretar emergência em Santa Catarina

Publicado em Domingo, 22 de Setembro de 2013, 17:00

O governador Raimundo Colombo disse, neste domingo, dia 22, que o Governo do Estado estuda a possibilidade de decretar situação de emergência em Santa Catarina. A decisão depende da intensidade da chuva nas próximas horas. Até a tarde deste domingo, eram cerca de 4 mil desalojados ou desabrigados em todo o Estado. “Duas regiões nos preocupam mais neste momento, o Vale do Itajaí e a região Norte, onde a previsão indica que a chuva deve aumentar nas próximas horas. Em Joinville, três rios já transbordaram e novas áreas de alagamentos deverão ser registradas ao anoitecer”, disse Colombo.

defesa civil - coletiva sobre as chuvas 20130922 1177997747
Foto: Jaqueline Noceti/Secom

A chuva intensa deu uma trégua nas regiões Sul, Oeste e Grande Florianópolis, mas a Defesa Civil segue trabalhando para socorrer as pessoas que tiveram suas casas atingidas pelo granizo ns cidades do Oeste na sexta-feira.

Colombo destacou que a maior preocupação neste momento é proteger as pessoas. “Por isso trabalhamos com medidas preventivas e com um monitoramento eficiente. Isso nos permitiu esvaziar as barragens, retirar as pessoas da área de risco e encaminhá-las para abrigos antes que fossem atingidas pela água. A população tem dado uma resposta boa aos alertas da meteorologia, confiando nas informações da Defesa Civil”, observou.

Colombo informou que as obras de mitigação de enchentes na região do Vale do Itajaí estão em curso. Há 15 dias foi concluído o trabalho na Barragem de José Boiteaux. “O Estado comprou um radar meteorológico que está sendo montado nos Estados Unidos. O equipamento será validado pelos técnicos da Defesa civil em novembro e em fevereiro o equipamento estará aqui. Ele começa a operar em março”.

O secretário adjunto da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, disse que já existem 51 cidades atingidas pela chuva em todo o Estado. “Conforme a última medição (15hs) da rede de monitoramento da Bacia, estão com cota de emergência as seguintes estações: Blumenau (9,05m), Indaial (6,06m), Rio do Sul (9,91m), Taió (8,38m), Brusque (6,24m) e Benedito Novo (4,89m). Estão com cota de Alerta: Apiúna (7,67m), Ituporanga (3,68m), Rio do Oeste (8,64m), Gaspar (6,7m). Em Itajaí há risco de alagamento devido a maré alta.”

A previsão das cotas máximas são
Rio do Sul: 11.5m às 22hs
Blumenau: 11m às 23hs
Brusque: 8m às 20hs
Gaspar: 8,7m às 24hs

Em Joaçaba, o Rio do Peixe está com risco de inundações. Devido à possibilidade de chuva moderada à forte, há risco de alagamentos nas áreas com drenagem deficiente, especialmente nas regiões costeiras mais vulneráveis aos efeitos da maré.

Força-tarefa
O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.

Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia – ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

As condições climáticas adversas, que atingem inúmeras regiões do Estado, fizeram a Celesc reforçar o plantão especial para atender as ocorrências de falta de energia. São 116 equipes de plantão em todo o Estado.

Orientações
Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Mais informações para a imprensa
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Defesa Civil de SC no (48) 4009-9816 ou diretamente com os assessores de imprensa.
Assessoria Defesa Civil – (48) 9159-0445
Gerente de imprensa Governo SC, Jacqueline Iensen – (48) 9147-6761