Governador Colombo participa de Seminário Internacional da Defesa Civil

O Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo confirmou hoje, a participação na abertura do Seminário Internacional da Defesa Civil. O evento marca os 43 anos da instituição no Estado. O evento  faz parte da Semana Estadual da Defesa Civil que desde segunda-feira, 16, jpa realiza atividades através das coordenadorias regionais espalhadas pelo Estado.

O evento de amanhã, 19, começa amanhã, às 08h30, na Udesc com a cerimônia de abertura oficial. Depois ocorre a entrega das medalhas do Mérito Governador Colombo Machado Salles. O ato prestigia cidadãos e instituições que se destacaram em ações de proteção e defesa civil. Em 2016, cinco nomes foram definidos. Os agraciados são: Paulo Roberto Falcão,diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí, o Coronel PM, da reserva remunerada, Valdir Weingartner, Ouvidor da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, representada por Tominaga Kenichiro e Suzana Zeccer, Gerente de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Programação da Semana Estadual da Defesa Civil 2016.

Dia

16, 17 e 18/ 05

Integral

Atividades promovidas pelosCoordenadores Regionais, nas áreas de coberturas, Norte, Sul, Serra, Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

19/05/2016

20/05/2016

Credenciamento

Sessão Temática – Redução de Risco, Ciência e Tecnologia

Ms. David Stevens(UNISDR/CERRD) – O Marco de Sendai e o papel das universidades na redução do risco de desastres

Dr. Geovani de Paula (UNISUL) -– O programa de pós graduação daUnisul em Defesa Civil e sua produção científica

Dr. Francisco Henrique de Oliveira (PPGPLAN/UDESC) – O perfil científico do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental

Facilitador: Dr. Mário Freitas

08h30

Abertura (SDC/SC, UDESC, FAPESC, UNISUL)

Entrega de Medalhas Colombo Machado Salles

09h15

Conferência – O CEMADEN e seu papel no monitoramento e alerta precoce.

Dr. Osvaldo Moraes (Diretor do CEMADEN)

10h15

10h15

10h45

Sessão Temática – Previsão, monitoramento e preparação para o enfrentamento de tempestades severas e tornados.

Dr. Harold Edward Brooks(NOAA/USA) – Tempestades Severas e Tornados: detecção e previsão.

Dr. Ernani Nascimento(Universidade Federal de Santa Maria) – Da academia à operação: resultados de análises de tempestades severas e tornados ocorridos no Sul-Sudeste do Brasil.

Facilitador: Ms. Frederico Rudorff

10h45

Sessão Temática – Gestão de Riscos e Desenvolvimento

Dr. Esteban Castro (WATERLAC, Universidade de Newcastle) –

Dr. Mário Freitas (LAB-RED/ UDESC e RBP-RRD) – A estiagem no Oeste Catarinense como uma questão de opções de desenvolvimento

Facilitador: Dr. Sérgio Portella (CEPEDES/FIOCRUZ))

12:h45

Almoço

12h30

Almoço

Sessão Temática – Geotecnologias aplicadas a Redução de Risco e Desastres

Dr. Jorge Rocha (IGOT, RISKan, Universidade de Lisboa) – Modelação Espacial Aplicada à Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental: A experiência do Riskam”

1. Dra. Maria Silvia Pardi Lacruz(CRS/INPE – UFSM) – “Geotecnologia para o monitoramento de secas e inundações”

Facilitador: Dra. Mariane Alves Dal Santo (LAB-RED -UDESC).

Sessão Temática – Política de Redução de Riscos e Desastres

Dr. Hugo Romero (FAU – Universidade do Chile, Diretor do CIVDES) – Ecologia Política dos Desastres

Dra.Norma Valencio (NEPED, UFSCar) – Implicações do desequilíbrio de poder entre diferentes conhecimentos e saberes na gestão de riscos de desastres

Facilitador: Dra.Regina Panceri

16h30

Sessão Temática –Comunicação de risco

Ms. Sarah Cartagena(Pesquisadora LabRed/UDESC) – Comunicação de Risco – conceitos e discussões

Paulo Cesar Santos (Assessoria de Comunicação da SDC-SC) – A tecnologia na comunicação de riscos e desastres

Facilitador: Ms. Lisangela Albino

Sessão Temática – Estruturação da CE-P2R2 na prevenção e emergências com produtos perigosos

1. Antônio Edésio Jungles(CEPED/UFSC) – A realização do projeto de estruturação da CE-P2R2 em parceria com a SDC

Ms. Fernando Lo Feudo Ferreira – (CEPED/UFSC) – Resultados do projeto da estruturação da CE-P2R2

Almir Vieira (SDC) – Legislação da criação e estruturação da CE-P2R2

Prof. Márcio Antônio Vaz de Oliveira (ABNT) – Legislação, transporte, normas da ABNT e procedimentos de emergências com produtos perigosos.

Facilitador: Mestrando Fabiano de Souza

18h30