Governador determina atendimento a municípios atingidos pelas chuvas e visita região de Caçador

O governador Leonel Pavan determinou imediato atendimento por parte do Departamento Estadual de Defesa Civil aos municípios atingidos pelas chuvas no estado. Por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil – Fundec já estão sendo encaminhados produtos como cestas básicas, colchões, cobertores e lençóis para atender desabrigado de três municípios mais atingidos até agora: Caçador, Rio das Antas e Rio do Campo.

Leonel Pavan viaja para Caçador, no Meio-Oeste, nesta segunda-feira, 26, a partir das 10h30min, onde deverá vistoriar as principais áreas afetadas pelas chuvas e se reunir com prefeitos da região para, junto com a Defesa Civil do estado e dos municípios, definirem novas formas de atendimento. A primeira Dama do Estado, Bernadete Pavan deve viajar junto com o governador para discutir uma campanha emergencial de arrecadação de agasalhos para os desabrigados e que deve contar com o apoio operacional das Secretarias de Desenvolvimento Regional.

Até neste domingo (25), a Defesa Civil contabiliza 3.152 desalojados e 429 desabrigados em 19 municípios catarinenses afetados por enxurradas e alagamentos desde quinta-feira (22). Neste domingo, a Defesa Civil Estadual inseriu Penha, no Litoral Norte, na lista de municípios afetados. Na cidade, cerca de 650 pessoas ficaram desalojadas por conta de alagamentos e foram encaminhadas para a casa de parentes. Ao todo, 300 residências sofreram danos. Todas as regiões do Estado estão sendo monitoradas.

Para Caçador já foram encaminhadas 100 cestas básicas e kits de limpeza. O município de Rio das Antas recebe 150 colchões, 300 cestas básicas, 100 pares de calçados infantis, 80 pacotes de fraldas, 300 litros de água, 150 cobertores e kits de higiene pessoal. Para Rio do Campo, a Defesa Civil SC enviou 400 colchões, cobertores, lençóis e fronhas.

Além destes, outros 16 municípios registraram ocorrências no órgão estadual, conforme relatório da Defesa Civil SC. Uma equipe da Defesa Civil está percorrendo os municípios desde sexta-feira (23) para vistoria e levantamento de prejuízos.

As regiões mais atingidas são Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí, sendo que cinco decretaram situação de emergência: Rio das Antas, Lebon Régis, Matos Costa, Timbó Grande e Caçador. O número de residências e edificações atingidas nestes municípios é de 905.

Na manhã de domingo (25) os valores totais de chuva já superam a média esperada para todo o mês em algumas localidades, conforme Epagri/Ciram. A Grande Florianópolis e o Litoral Sul foram às regiões que registraram os menores volumes de chuva. A chuva continua no estado, até a próxima terça-feira (27).

Informações adicionais: Jornalistas Carlos Mello e Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8801 2140/ 8843.3695 e 4009.9885 e-mails: defesacivilsc@gmail.com. / carlosc.mello@uol.com.br

Internet: http://twitter.com/defesacivilsc