Governador e secretário da Defesa Civil sobrevoam Bacia do Alto Vale do Itajaí

 
 

Foto: Doia Cercal / Secom

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, sobrevoaram na tarde desta segunda-feira, 19, a Bacia do Alto Vale do Itajaí.  A região concentra um sistema de proteção às cheias formado pelo Radar Meteorológico de Lontras e as barragens de Ituporanga – que foi ampliada em dois metros – e a barragem de Taió, cujas obras de ampliação estão em andamento. A conclusão do canal extravasor na Barragem do Oeste também permite o aumento da capacidade de armazenamento, já que água é desviada pelo canal sem prejudicar os municípios próximos. Também há uma série de obras em andamento ou em fase de licenciamento ambiental projetadas na Bacia do Alto Vale.

“Esse sistema de proteção já deu bons resultados nas últimas semanas mas permanecemos em alerta pois há previsão de chuvas intensas nos próximos dias. O solo está encharcado e por isso os grupos de resposta a desastres da Defesa Civil, tanto do Estado quantos dos municípios, estão preparados para qualquer situação. Hoje com o Radar Meteorológico que tem seus dados interpretados pelos meteorologistas da Epagri/Ciram trabalhamos com informação em tempo real e isso nos permite antecipar cenários e tomar as decisões mais acertadas para aquele momento”, observou Colombo.

Milton Hobus reforçou que esse sistema de proteção possibilita uma capacidade de operação muito grande das barragens evitando dessa forma inundações como as registradas em 2011. “A chuva dos últimos 15 dias é semelhante a de 2011 mas naquela época a capacidade de operação da barragem era muito restrita. Nossa expectativa é termos e chegarmos na quarta-feira com 30% de capacidade de receber água na Barragem de Taió. Mas todo o sistema de mitigação de enchente ainda tem muitas obras a serem concluídas. Temos alagamentos pontuais e estamos prestando assistência a todas essas pessoas”, disse Hobus.

Nesta terça-feira a previsão indica que frente fria chega ao Estado provocando chuva e temporais no decorrer da tarde, começando do Oeste ao Litoral Sul. A chuva se estende em forma de pancadas isoladas para as demais regiões à noite. O acumulado de chuva varia entre 10 e 20 mm em média, com pontuais de 30 mm no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Há risco de temporais localizados com chuva forte, ventania e queda de granizo no Estado.

Na quarta-feira e quinta-feira, 21 e 22, a chuva permanece sobre o Estado, com temporais, descarga elétrica e rajadas de vento (60km/h). A chuva deve ser mais intensa no Planalto Sul e Litoral Sul. Na quinta-feira, a chuva persiste do Centro ao Litoral do Estado com volumes maiores no Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis  e no Meio-Oeste.  A previsão para  sexta-feira, 23, indica que a chuva diminui em SC, com volume de 5 mm na maioria das regiões, podendo chegar a 20 mm no Litoral Norte e Planalto Norte.