Governador e Secretário da Defesa Civil visitam Barragem Sul

ituporanga - barragem sul 20160311 1293687510
Foto: James Tavares – Secom/SC
 
O governador Raimundo Colombo e o secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, visitaram nesta sexta-feira, 11, as obras da Barragem Sul, em Ituporanga. No local, está sendo construído o canal extravasor e um túnel com 262 metros de comprimento. O canal possui cerca de dez metros de altura e 200 de comprimento. Com toda estrutura aberta, a barragem poderá escoar mais de 200 metros cúbicos por segundo.
 
O secretário Hobus explicou que a sobrelevação – já concluída- e o canal extravasor ampliarão a capacidade de retenção de água e darão mais condições operacionais. “O Alto Vale do Itajaí tem uma bacia grande de captação, que chega em Rio do Sul, e o conjunto de barragens e sobrelevações que estão sendo feitas na região nos permitirão fazer a gestão da bacia. Com o instrumento de radares meteorológicos e com o registro de chuva, é possível  equilibrar e diminuir o nível de inundação das cidades. Já fizemos isso, com sucesso, na última enchente”, informou. 
 
“Essa obra vai proteger o Vale do Itajaí. Estamos ganhando em qualidade operacional e ganhamos tempo de esvaziamento antes que a chuva chegue. É um investimento importante que teve a participação do Governo Federal e já está 90% executado. Muitas outras barragens também estão recebendo melhorias. No conjunto, estamos investindo cerca de R$ 1 bilhão”, finalizou o governador.