Governador entrega viaturas e equipamentos aos 13 coordenadores regionais de Defesa Civil

viaturas_final_01

O governador Raimundo Colombo realiza nesta quinta-feira, 23, a entrega de viaturas, equipamentos e certificados do curso de aperfeiçoamento aos 13 coordenadores regionais de Defesa Civil. A solenidade acontece, às 10 horas, no Centro Administrativo. No total, o Governo do Estado investiu R$ 945 mil, incluindo o repasse de três caminhonetes para a Secretaria de Estado da Defesa Civil.

“Queremos uma atuação efetiva de defesa civil junto aos municipios e suas comunidades em Santa Catarina, por isso o foco e investimentos nas regionais, que irão efetivar um diálogo entre Estado e município frente aos desastres e as atividades de prevenção”, ressaltou o governador.

Para os coordenadores regionais, serão 13 Fiat Pálio Adventure, no valor de R$ 51.000 a unidade, e um kit que integra GPS, cartilhas educativas, bússola, jaqueta, conjunto de capa de chuva, pen drive, lanterna, notebook e máquina fotográfica. A Secretaria de Estado da Defesa Civil  também receberá três caminhonetes Nissan Frontie XE, ano e modelo 2012, no valor R$ 94.000,00 a unidade. Essas viaturas servirão de apoio para situações de desastre e seguirão para as regiões atingidas.

O evento também contemplará a entrega de equipamentos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que integra o projeto do Sistema de Prevenção, Controle e Atendimento Emergencial em Acidentes com Produtos Perigosos na Rodovia BR-101/SC – Trecho Sul. Serão dois botes infláveis com motores 15hp no valor de R$ 52.692 e itens como coletes salva-vidas, barreira, lanternas, detectores de gás à Polícia Militar Ambiental, destinadas às unidades de Maracajá e Palhoça. Para o Corpo de Bombeiros Militar será entregue  um caminhão de R$ 358.000,00, e itens de trabalho como lanternas, moto bomba, macas envelope para as unidades de  Imbituba, Laguna, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Palhoça. A Secretaria de Estado da Defesa Civil também será contemplada com duas Ford Rangers no valor de R$ 201.136,04 e equipamentos.

No total, o DNIT está repassando para as três entidades o valor de R$ 1.628.334,00, que integra o Projeto Sistema de Prevenção, Controle e Atendimento Emergencial em Acidentes com Produtos Perigosos na Rodovia BR-101/SC – Trecho Sul.  O projeto é uma parceria entre Secretaria de Estado da Defesa Civil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED UFSC). O Sistema visa a estruturação de um sistema integrado de primeira resposta e resposta especializada, para atendimento de acidentes envolvendo produtos perigosos, no trecho sul da BR-101.

Curso de Aperfeiçoamento aos Coordenadores Regionais de Defesa Civil

O Curso de Aperfeiçoamento aos Coordenadores Regionais de Defesa Civil, realizado entre o dia 27 de fevereiro a 22 de agosto de 2012, capacitou 13 coordenadores regionais de Defesa Civil, em um total de 180 horas/aula, contando com 29 ministrantes do próprio quadro funcional da Secretaria e convidados. As aulas aconteceram na sede da Secretaria de Estado da Defesa Civil, com seis módulos presenciais, tratando de temas como a organização de planos de contingência, o histórico dos principais desastres no Estado, gerenciamento de abrigos e os assuntos relacionados à complexidade da Defesa Civil.

Atuação das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil

1.    Antônio Edival Pereira – Regional de Joinville e Jaraguá do Sul

2.    Carlos Moises da Silva – Regional de Tubarão, Braço do Norte e Laguna

3.    Daniel Caron – Regional de São Miguel do Oeste, Dionisio Cerqueira,
       Maravilha, São Lourenço do Oeste, Itapiranga e Palmito.

4.    Djalma Santos Niles – Regional de Curitibanos e Campos Novos

5.    Edson Antocheski – Regional Canoinhas, Caçado e Mafra.

6.    Eliezer Cardoso – Regional Itajaí e Brusque

7.    Hilton de Souza Zeferino – Regional Grande Florianópolis.

8.    James Rides da Silva – Regional de Rio do Sul, Taió, Ibirama e Ituporanga.

9.    Jones Scaravanotti – Regional Joaçaba, Videira e Concórdia.

10.   Lazaro Muller – Regional de Chapecó, Quilombo, Xanxerê e Seara.

11.   Nilton de Lima Santos – Regional de Lages e São Joaquim.

12.   Rosinei da Silveira – Regional Criciúma e Araranguá.

13.   Sandro Roberto Carvalho – Regional de Blumenau e Timbó