Governador Luiz Henrique libera R$ 6 milhões para investimentos contra enchentes em Joinville

Joinville (13/3/2009) – O município de Joinville vai receber mais R$ 6 milhões para obras de drenagem e recuperação dos estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. O anúncio foi feito pelo governador Luiz Henrique da Silveira nesta quinta-feira (12), em reunião com o prefeito Carlito Merss, na sede da Prefeitura de Joinville. Anteriormente, o Governo do Estado já havia repassado para os oito municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional em Joinville.

Luiz Henrique destacou que o Governo Estadual é e sempre será parceria dos municípios. “Sabemos que a cidade precisa de recursos para colocar em prática projetos de dragagem de rios, drenagem de vias de acesso ainda limpeza de valas e bueiros. Por isso, estamos aqui repassando mais este recurso em prol de uma só causa: a população que está sofrendo com as enchentes desde novembro do ano passado”, relata o governador. Durante o evento, o prefeito Carlito Merss destacou a importância da parceria com o Estado e expôs o Plano Diretor de Drenagem Urbana como prevenção.

Estes R$ 6 milhões para Joinville virão do R$ 1,6 bilhão anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim do ano passado para cidades atingidas por enchentes em todo o País. O dinheiro não será repassado diretamente para a Prefeitura, mas para o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), que fará a gestão dos recursos. O projeto ainda precisa ser apresentado no Ministério da Integração Nacional e o gasto será executado de acordo com as orientações da Prefeitura.

O secretário de Desenvolvimento Regional em Joinville, Manoel Mendonça, colocou a estrutura do órgão à disposição para quaisquer dúvida e procedimento a ser realizado. Estavam presentes no encontro representantes do Governo do Estado, como o presidente do Deinfra, Romualdo França; diretor de Defesa Civil Estadual, Major Márcio Luiz Alves; o secretário da SDR-Joinville, Manoel Mendonça; diretor geral da SDR, Fernando Camacho; e da Prefeitura estavam o secretário de Planejamento, Eduardo Dalbosco e o diretor da Defesa Civil de Joinville, Alvir Schneider.

Secretaria de Estado de Des Reg Joinville