Governador Raimundo Colombo conquista verbas federais para Santa Catarina

 foto_m_49670.jpg

Na primeira visita oficial a Brasília, nesta quarta-feira (26), o governador Raimundo Colombo se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para falar sobre os estragos causados pelas enxurradas deste mês, no Estado. Coelho garantiu ao governador a liberação de recursos para o atendimento dos municípios atingidos e agendou uma visita a Santa Catarina para esta sexta-feira (28).

 

Foto: James Tavares / SECOM

Durante o encontro, que foi acompanhado pela comitiva catarinense, Colombo mostrou ao ministro fotos das cidades mais atingidas e números da Defesa Civil Estadual. As chuvas do último final de semana atingiram mais de 900 mil pessoas, em 71 municípios afetados. Mirim Doce, no Alto Vale do Itajaí, decretou estado de calamidade pública. “Cidades ficaram embaixo d’agua, as famílias perderam o básico, fogão, geladeira, roupa, tudo. Muitas cidades ficaram isoladas e a situação ainda está longe de se normalizar, porque a chuva continua em pontos isolados”, explicou o governador ao ministro.

A comitiva também expôs para o ministro as ações que o Governo do Estado tomou nesta quarta-feira, como o pronto atendimento a população afetada. Entre as ações, está a liberação de R$ 14 milhões para a Defesa Civil, que devem ser usados para a recuperação de estradas vicinais, em parceria com a Secretaria da Infraestrutura. A Secretaria de Agricultura trabalha na elaboração de laudos para agilizar acesso à financiamentos e prorrogação de dívidas, disponibilização de sementes aos agricultores afetados e maquinário para recuperação de estradas rurais. O Badesc também irá disponibilizar linhas de créditos especiais para empresas afetadas, em municípios atingidos e renegociar dívidas de empresas nas mesmas condições. A Secretaria da Fazenda prorrogou o recebimento do ICMS para empresas afetadas em cidades atingidas, até o dia 10 de abril deste ano. “São ações rápidas e que vão ajudar muito os catarinenses”, afirmou o governador.

Na sexta-feira (28), o ministro deve visitar Mirim Doce e Jaraguá do Sul, as cidades mais atingidas pelas enxurradas. “Ainda não podemos dizer o valor, mas vamos verificar pessoalmente e, se possível, já liberar os recursos na próxima semana”, afirmou o ministro.

Na comitiva catarinense estão os secretários de Infraestrutura, Valdir Cobalchini; de Planejamento, Felipe Mello; de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; e o diretor da Defesa Civil, major Márcio Alves. O deputado federal e futuro secretário de Desenvolvimento Sustentável também participou desta reunião, juntamente com os deputados Edinho Bez e Gean Loureiro.

Informações adicionais: jornalista Cláudia De Conto, telefone (48) 3221-3112 e 9161-6455, e-mail cdeconto@gmail.com.

Secretaria de Estado de Comunicação