Governador Raimundo Colombo vai a Brasília tratar dos estragos das chuvas no Estado

 foto_m_49655.jpg

As consequências das fortes enxurradas que mais uma vez afetaram Santa Catarina, principalmente as regiões Norte, Vale do Itajaí e Sul, serão tratadas pelo governador Raimundo Colombo, nesta quarta-feira (26), na viagem a Brasília. Em sua primeira visita oficial à Capital Federal, Colombo terá audiências com ministros e pode ainda se reunir com a presidente Dilma Roussef e o ministro chefe da Casa Civil, Antônio Palocci.

 

Foto: Neiva Daltrozo / SECOM

Na comitiva estarão presentes os secretários de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, do Planejamento, Felipe Mello, de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves.

Colombo vai pedir auxílio do Governo Federal para as 58 cidades que estão em situação de emergência e para Mirim Doce, no Vale do Itajaí, que decretou estado de calamidade pública. "Os catarinenses já sofreram muito e solicitaremos verbas para a reconstrução das áreas afetadas. Ainda não temos um valor, porque as cidades estão fazendo os levantamentos e verificando os estragos", informa. Até esta terça-feira (25), o número de atingidos pelas chuvas ultrapassava as 900 mil pessoas.

Além dos estragos das chuvas, a comitiva vai tratar de outros assuntos relacionados ao desenvolvimento do Estado. A situação das rodovias federais em Santa Catarina, em especial a duplicação da BR-470, será o principal assunto da reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento. "Infelizmente, as condições das rodovias entravam o crescimento do Estado", afirma o governador Colombo, que também tem compromisso com o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, para discutir as atuais condições dos aeroportos catarinenses. Colombo também vai retribuir a visita a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, e irá se encontrar com o representante do Banco Internacional de Desenvolvimento, Fernando Carrillio Florez.

Em prol da juventude – Defensor dos direitos dos jovens desde que atuava no Senado, Raimundo Colombo deve se encontrar com o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury. Na pauta da reunião, o PróJovem Santa Catarina, programa federal que dá a oportunidade ao jovem de terminar o ensino fundamental em conjunto com a qualificação profissional.

Informações adicionais: jornalista Cláudia De Conto, telefone (48) 3221-3112 e 9161-6455, e-mail cdeconto@gmail.com

Secretaria de Estado de Comunicação