Governador repassa R$ 600 mil para compra de terrenos a famílias da Capital afetadas por chuvas

O governador Luiz Henrique; o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, e a presidente da Cohab/SC, Maria Darci Mota Beck; assinaram nesta quinta-feira (30), na sede da Cohab/SC, convênio de R$ 600 mil com a Prefeitura de Florianópolis para aquisição de terrenos a famílias que perderam suas casas após as fortes chuvas de novembro de 2008. O ato ocorreu juntamente com o lançamento do programa do Governo do Estado de lotes urbanizados para população de baixa renda, que será firmado com oito municípios das regiões da Grande Florianópolis e Sul do Estado.

O recurso de R$ 600 mil é proveniente das doações ao Fundo Estadual de Defesa Civil após a enchente de novembro, e que conta com contribuições de todo o Brasil, segundo o diretor de Defesa Civil. “O valor será aplicado na compra de terrenos que estejam fora de áreas de risco e acima da quota de enchente, onde serão construídas moradias às famílias atingidas. A utilização dos terrenos ficará sob responsabilidade do governo municipal”, explica Alves.

Ainda de acordo com o diretor da Defesa Civil, o ato demonstra a preocupação do Governo do Estado em proporcionar a retomada de vida das pessoas atingidas pelos desastres naturais, com a possibilidade de retornarem aos seus lares.

Do valor total de doações ao fundo, R$ 35 milhões, já foram utilizados R$ 17 milhões para compra de terrenos, destinados em fevereiro, junho e julho, além de R$ 17 milhões para o Auxílio Reação, o qual beneficia cerca de sete mil famílias catarinenses atingidas pelas chuvas do ano passado.