Governador repassa R$ 700 mil para compra de terrenos às famílias de Itajaí atingidas por chuvas

O governador Luiz Henrique e o secretário da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, assinaram nesta quinta-feira (9) convênio que prevê o repasse de R$ 700 mil para compra de terrenos no município de Itajaí. O recurso é proveniente da Conta-Doação, aberta pela Defesa Civil Estadual após a enchente de novembro de 2008, e que conta com contribuições de todo o Brasil.

Na ocasião, Luiz Henrique também assinou termo de cooperação entre a Cohab e Prefeitura de Itajaí para a construção de 25 casas, num total de 100, que serão entregues às famílias atingidas pela enchente na região. "Esta é minha 63 visita à Itajaí e o resultado dessas visitas foram um investimento de R$ 112.927.255,95 só para o município. Hoje, estamos aqui para mais uma vez demostrarmos nossa parceria com essa região que tanto orgulha o nosso Estado", afirmou o governador.

Desde a enchente, a população desabrigada está em casas de parentes ou em residências alugadas com apoio do Governo do Estado e Prefeitura. "Este repasse do Governo de Santa Catarina devolve dignidade às famílias que perderam suas casas e a chance de recomeçar uma nova vida em uma área segura", disse o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso.

Segundo o secretário regional, os projetos para a construção das casas serão elaborados pela Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab) e Prefeitura. “O processo de aquisição de terrenos terá total acompanhamento da Cohab”, destacou. De acordo com a presidente da Cohab, Maria Darci Mota Beck, os terrenos já foram vistoriados e os projetos estão em fase de elaboração. Ela afirma que já foram entregues pela Cohab quase 300 casas aos municípios atingidos pela enchente do final de 2008. "Tivemos muita dificuldade, porque a maioria dos terrenos foram embora junto com as casas e os lotes que foram adquiridos pelas prefeituras tiveram que ser criteriosamente avaliados", afirmou.

Para o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, a união das forças trará o orgulho aos moradores do município. "Juntos, nós podemos mostrar a nossa força e com este repasse, a comunidade local terá motivos para se orgulhar novamente de sua cidade", disse.

Construção de casas
Na solenidade, o governador, a presidente da Cohab, Maria Darci Mota Beck, e representantes do Instituto Ressoar formalizaram a construção de 25 casas em terrenos particulares de famílias atingidas pela enchente.

De acordo com a diretora de Operações da Cohab, Leocádia Bonanomi, os beneficiados tiveram perda total ou parcial de suas residências e tem renda mensal até três salários mínimos. “Famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou que dependem da renda da mãe são prioridade”, esclarece.

As casas de madeira tratada terão 36 metros quadrados, sendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Também estavam presentes na solenidade o chefe de gabinete do vice-governador, Gil Koedermann; o gerente do projeto Instituto Ressoar, Franklin Alves Ribeiro; vice-prefeita de Itajaí, Dalva Maria Anastácio; secretário municipal de Habitação, Wagner Lúcio de Souza; coordenador da Defesa Civil do Município, Sérgio Murilo de Melo; vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Laudelino Lamim; deputados; vereadores e autoridades da região; além dos beneficiados.

Secretaria de Estado de Comunicação