Governador solicita ao BNDES a inclusão de projetos em Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí

O governador Raimundo Colombo viaja ao Rio de Janeiro, às 15h desta quarta-feira (14), acompanhado dos secretários da Defesa Civil, Geraldo Althoff, e da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, para uma audiência no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) com o presidente Luciano Coutinho. O encontro foi marcado com o objetivo de solicitar a inclusão do financiamento parcial das ações destinadas para viabilizar a prevenção de desastres na Bacia do Rio Itajaí, no Programa Caminhos do Desenvolvimento.

Para Colombo, Santa Catarina vem sofrendo ao longo dos anos com as perdas humanas e materiais em desastres, principalmente na Bacia do Rio Itajaí. “Para minimizar as perdas e prejuízos de novas ocorrências, o Governo do Estado desenvolveu um plano de medidas de prevenção de novas enchentes na região”, destaca. 

Todo o projeto de prevenção tem duração de implementação de 50 anos, sendo que a primeira fase do plano, com custos estimados em R$ 189 milhões, visa executar estudos, projetos, supervisão e gerenciamento, além de licenciamento ambiental das obras e serviços como: o melhoramento fluvial do Rio Itajaí Mirim e a construção de duas comportas; medidas para evitar escorregamentos em rodovias; sobre-elevação de barragens, com melhoramento da operação de suas comportas; e o fortalecimento e implantação de sistemas de alerta. Do montante total dos investimentos previstos para a execução da primeira fase do plano, o Estado pretende financiar junto ao BNDES R$ 141 milhões. 

Sobre os projetos: 
Sobre-elevação das barragens – das três barragens existentes para a contenção das cheias na bacia do Rio Itajaí, duas barragens, a barragem Oeste e Sul, possuem reservatórios de médio porte onde se registram transbordamentos pelos vertedouros. A medida será elevar em média de dois metros em cada barragem aumentando a sua capacidade de contenção. 

Instalação de comportas de regulação – será no Rio Itajai Mirim, com a finalidade de controlar a vazão afluente proveniente do montante, mantendo-a dentro da capacidade de escoamento, e proteger dos efeitos do refluxo proveniente da jusante (abaixo da barragem) durante picos de enchentes. 

Fortalecimento do sistema de alerta e alarme de enchentes – atualmente, o sistema está estruturado a partir de 14 estações de medições de pluviometria e nível da água do rio, além de duas estações que medem a pluviometria. Para o fortalecimento, o projeto prevê a incorporação de 13 novas estações pluviométricas, alem de instalação de câmeras de circuito fechado nas cidades de Rio do Sul, Blumenau e Itajaí. 

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil 
E-mail: comunicacao@sdc.sc.gov.br 
Telefone: (48) 8843-3695