Governador vai ao Japão conhecer ações de prevenção de desastres

Em sua segunda viagem internacional como governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo vai ao Japão conhecer o projeto de contenção de cheias da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). A viagem será entre os dias 22 a 30 de outubro, e o governador será acompanhado pelos secretários de estado e pelo diretor de prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Emerson Neri Emerim, e do gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff.

No Japão, a comitiva catarinense vai conhecer as estruturas de contenção de cheias, de encostas e o sistema de monitoramento de alerta e alarme japonês, em um projeto da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Após os desastres de 2008, o Governo do Estado realizou o estudo de viabilidade dos projetos prioritários selecionados no plano diretor com medidas de prevenção, com o objetivo da conquista de um futuro empréstimo do Governo japonês. O custo de todo o projeto, focado no Vale do Itajaí, chega a R$ 2 bilhões e o governador Raimundo Colombo já autorizou o início da primeira etapa.

Serão investidos R$ 200 milhões em obras de infraestrutura na região nesta fase. O nível das barragens de Ituporanga e Taió serão aumentados, no mínimo, em dois metros e será alterado o plano de operação da barragem de José Boiteux. Para armazenar e controlar a intensidade da água, serão aumentadas as taipas das arrozeiras e construídas duas comportas no rio Itajaí-Mirim, próximas ao município de Itajaí. Também será formulado o plano de monitoramento e alerta para escorregamentos e inundações no Vale do Itajaí.

O governador Raimundo Colombo entende que a missão oficial contribuirá para desenvolver o Estado. “Queremos crescer no campo social com medidas de prevenção de desastres. Santa Catarina vem sendo muito atingida e temos de tomar providências para minimizar os impactos”, declara.

Informações adicionais:
Rafael Wiethorn