Governador visita cidades do Alto Vale que decretaram estado de Calamidade Pública devido às chuvas

foto_m_54129_site

Presidente Getúlio, Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Agronômica, Aurora, Ituporanga e Lontras foram vistoriadas pelo governador Raimundo Colombo durante esta segunda-feira (12). Os municípios decretaram estado de Calamidade Pública devido aos estragos da chuva da semana passada. “É hora de atuar junto com as prefeituras e as Defesas Civis dos municípios no atendimento imediato e sem burocracia às pessoas e aos municípios”, afirmou o Governador.

Foto: Laurentino – Antônio Carlos Mafalda / SECOM

Durante a vistoria, o governador pode conferir as maiores prioridades dos municípios, que vão desde o atendimento às populações com a reconstrução de residências até a reconstrução de pontes e rodovias. Em Lontras, por exemplo, um dos maiores problemas foi a destruição da ponte do Riachuelo que tinha em sua estrutura cabo de telefonia e tubos do sistema de abastecimento de água. “Essa vinda até o município representa solidariedade, conforto e uma ajuda na reconstrução”, falou a prefeita de Lontras, Martina Zucatelli.

Em contato direto com o Governo Federal, Colombo disse que já está liberando R$ 150 mil para cada um dos municípios visitados nesta segunda-feira.”Esse recurso é para a compra de água, alimentos, medicamentos, hora máquina e óleo diesel. Depois é que vamos avaliar os prejuízos maiores e ver como podemos atender”, explicou o secretário de Defesa Civil, Geraldo Althoff, que acompanhou toda a vistoria. De acordo com a Defesa Civil estadual, já foram utilizados R$ 4 milhões para a compra desses artigos.

foto_m_54127_site

Até o final da tarde desta segunda-feira, as chuvas em Santa Catarina já afetaram 978.070 mil pessoas, em 96 municípios. 15.357 pessoas estão desabrigadas e 162.237 estão desalojadas. Nove municípios decretaram estado de Calamidade Pública (Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras e Taió).

Prevenção – Mais que atuar no atendimento aos atingidos, o Governo do Estado trabalha para prevenir os alagamentos e minimizar os impactos das enchentes em todo o Vale do Itajaí. Desde 2008, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), realiza um estudo de ações que podem ajudar a conter as cheias. Conforme o diagnóstico, uma das ações que podem ser tomadas é o aumento das capacidades das barragens de Ituporanga, em quatro metros, de Taió, em dois metros e ajustes técnicos na barragem de José Boiteux. “Vale ressaltar que a Defesa Civil já desenvolve atividades de preparação e fortalecimento das Defesas Civis municipais, além de se manter preparada para atender de maneira rápida e ágil, os municípios que passam por essas situações de catástrofes”, afirmou o governador Raimundo Colombo.

Informações adicionais:
Claudia De Conto