São 15 municípios em Situação de Emergência e 39 afetados

JEFFY RIODOSUL 2

Foto: Jeferson Marzani/Rio do Sul

Municípios de Santa Catarina começam informar os impactos das chuvas. A Defesa Civil do Estado registrou até o início da noite 41,7 mil desalojados ou desabrigados. São 39 municípios que tiveram algum tipo de influencia com as chuvas. Desse número, 15 já informaram a Defesa Civil sobre o Decreto de Situação de Emergência.

Em Situação de Emergência são os destacados em vermelho:

Palmitos,

Joaçaba,

Itapiranga,

Rio das Antas (já estava em Situação de Emergência, devido o evento do início do mês),

Águas de Chapecó,

Lontras,

Agronômica,

Ponte Serrada.

Hoje o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli sobrevoaram a região de Rio do Oeste e Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Moratelli destacou o cenário da Região. “Nós chegamos no limite da enchente. Aqui no Alto Vale temos cinco municípios que foram mais atingidos. Agronômica, Rio do Sul, Laurentino e Taió e Rio do Oeste. Daqui um ou dois dias deve começar ser contabilizados os danos”. Disse.

Já o governador, lamentou o cenário. Segundo Colombo, essa é terceira vez que Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí é afetado por cheias em 2014. “Nosso apoio total para nós ajudar todos a superar mais essa dificuldade. Tivemos duas grandes enchentes este mês. Sobrevoamos Rio do Oeste que foi duramente castigado esse ano. Temos uma preocupação com o El Niño que continua apresentando aquecimento no Oceano Pacífico. Isso é uma perspectiva de muita chuva para agosto, setembro. Nós estamos monitorando e nos preparando para proteger todas as pessoas e na expectativa de que essa realidade, essa previsão mude para melhor”, enfatizou.

Colombo falou sobre a ida à Brasília em busca de recursos para auxiliar os municípios afetados pelas fortes chuvas que tiveram início em 06 de junho. “Ainda nem tratamos da reconstrução da Região Norte que faremos na segunda semana se julho naqueles municípios e que o volume de água nem tinha baixado, volta subir. Nós temos um Fundo Estadual da Defesa Civil que está suprindo a demanda e os recursos emergenciais do Governo Federal devem estar disponível na terça-feira ou quarta-feira, 02”. Concluiu.

Nível dos Rios:

RIO DO SUL

19h-

Rio Itajaí-Açú – 9,32m

Previsão que o Rio Itajaí-Açu chegue a 10m(Medida de Segurança)

BLUMENAU

19h –

Rio Itajaí-Açú – 7,10m

TAIÓ

20h –

Nível do Rio no Centro – 8,33 m

RIO DO OESTE

19h-

Rio Itajaí do Oeste 9.28m

Rio das Pombas – 8.25

Barragens:

Ituporanga – 28,63m – Acima da estrutura (montante),

05 comportas abertas.

Taió – 20,10m – Acima da Estrutura (montante),

3 comportas abertas e 4 fechadas.