Governo de Santa Catarina Assina contrato para Kit´s Casa Modular.

51Um passo importante para a população catarinense será dado hoje, no Estado. Diante de cenário de perdas e riscos, muitas famílias têm deixado as próprias residências devido a fúria da natureza, principalmente em casos de enchentes, enxurradas ou por causa de alagamentos repentinos.

Por isso, o Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus assinam o contrato com a empresa Fischer para a construção de casas modular. Nesse primeiro momento, os municípios que serão contemplados são Otacílio Costa e Pouso Redondo. A solenidade ocorre, em Otacílio Costa, cidade que será beneficiada com as primeiras unidades.

No entanto, o Projeto dos Kit´s Casa Modular será estendido por todo o Estado. Segundo o Secretário Milton Hobus, havia necessidade de se encontrar ferramentas que possibilitassem atender famílias, vítimas das enchentes com rapidez e eficiência. “Não podemos mais permitir que as famílias permaneçam esperando por ajuda por muito tempo. Além dos Kit´s de transposição, os Kit´s casa modular pode dar o conforto de um lar pra essas famílias em cinco dias de trabalho para a montagem. O Projeto já é um sucesso.” Enfatizou.

O prazo de entrega de cada unidade habitacional é ampliado conforme a demanda. Dessa forma, cinco dias para a primeira casa, dez para a segunda e assim sucessivamente, até concluir o volume contratado.

O presidente da Irmãos  Fischer SA, Ingo Fischer explica que a tecnologia desenvolvida irá revolucionar o mercado da construção civil no Brasil, já que permite uma produção em escala de residências e unidades de ensino. “Será possível resolver a demanda de moradia existente. O sistema criado pela Fischer permite a implantação em conjuntos habitacionais de baixa renda, ampliando o conceito social da Casa”.

Pouso Redondo vai receber 14 unidades e Otacílio Costa, será contemplado com 12 Kit´s. Cada casa possui cerca de 39 metros quadrados. O custo unitário é de aproximadamente R$ 38 mil. O valor total investido nos dois municípios chega a R$ 1 mi.

Os recursos para a aquisição das unidades são provenientes do Fundo Estadual de Defesa Civil. Apenas o terreno é um compromisso do Governo Municipal.  A cidade só é contemplada, quando dispor para a família, uma área legalizada e escriturada.

A projeção, é que ainda este ano, mais de 300 famílias de Santa Catarina que tiveram as casas interditadas pela Defesa Civil do Município, estão em área de risco, já confirmada ou vivem de aluguel social serão beneficiadas.

Como é o sistema construtivo?

O Sistema Construtivo Modular Fischer atualmente é composto por dois principais projetos: a Casa Modular Fischer e a Unidade de Ensino. O projeto inicial da planta pode ser adaptado para as mais diversas situações e necessidades, como escritórios, postos de saúde e outras infinitas possibilidades.

O modelo utiliza  painéis isotérmico  autoportantes ou seja  painéis estruturais tipo sanduiche (aço galvalume + poliuretano modificado + aço galvalume) que formam as paredes internas e externas da casa.  As portas e esquadrias metálicas integram os painéis e a cobertura é composta por telhas termo acústicas de aço preenchidas por poliestireno expandido.

Como todo conjunto é modular, os componentes dos sistemas elétrico e hidráulico são embutidos nos próprios painéis, evitando quebras no canteiro e agilizando a instalação.

Colaboração: Fischer SA. 

33

49