Governo de Santa Catarina vai repassar mais de 300 milhões para projetos da Defesa Civil

contrato banco do brasil 20130718 1778867468

O Governo do Estado de Santa Catarina e o Banco do Brasil assinaram na manhã desta quinta-feira, dia 18, o contrato de financiamento no valor de R$ 1,056 bilhão para obras de infraestrutura de transportes e viabilização dos programas “Caminhos Estratégicos da Produção” e “Prevenção de Desastres Naturais”.A solenidade aconteceu em Florianópolis  no Cinema do CIC. Várias autoridades prestigiaram o ato, inclusive Rodrigo Moratelli, Secretário Ajunto de Defesa Civil representando o Secretario de Estado da Defesa Civil Milton Hobus.

Do recurso adquirido, pelo menos R$ 356 milhões serão destinados ao projeto de prevenção de desastres naturais na Bacia do Rio Itajaí, com a realização de estudos de reconhecimento, sensibilidade ambiental, viabilidade de projetos básicos e executivos, contemplando ainda o licenciamento ambiental, a supervisão das obras, aquisição de serviços de consultores especializados, aquisição de equipamentos e os custos de desapropriação de terrenos e remoção dos moradores. A primeira fase do projeto, contemplada pelo financiamento do Banco do Brasil, será executada no prazo de três anos. De acordo com Moratelli, um momento histórico para Santa Catarina “ As obras que serão construídas vão minimizar significativamente a proporção de enchentes no Estado, principalmente no Vale do Itajaí, um orgulho para o povo que há anos espera por uma ação como essa” ressalta.

A Bacia do Rio Itajaí é uma área de vulnerabilidade a desastres naturais e onde estão localizadas cidades de grande importância econômica, como Rio do Sul, Blumenau, Brusque e Itajaí, e sua foz abriga os Portos de Itajaí e de Navegantes. O objetivo é reduzir o impacto social e econômico provocado pelas recorrentes enchentes e escorregamento de encostas. Segundo o governador Raimundo Colombo com as obras outras ações vão se consolidar para reduzir o número de famílias afetadas pelas enchente. “ Para que esse sonho se concretize, contamos muito com o apoio da presidente da República Dilma Roussef, que como nós catarinenses, também torce pelo  desenvolvimento de Santa Catarina, acima de tudo, estamos juntos nesta causa”.

Nesta primeira fase, estão programadas as seguintes obras (os valores contemplam os estudos de reconhecimento, execução das obras e desapropriação e reassentamento de famílias):

– Obras de melhoramento do Canal do Rio Taió, no município de Taió, e a reconstrução de pontes, devido ao alargamento da calha do rio – R$ 114 milhões

– Construção de uma barragem de médio porte em Botuverá, no Rio Itajaí Mirim – R$ 95 milhões

– Construção de quatro pequenas barragens nos rios tributários da bacia na cidade de Rio do Sul – R$ 122,4 milhões

– Sistema de operação de barragens, monitoramento, mapeamento de áreas de risco e estrutura de gestão – R$ 25 milhões

Do montante, R$ 700 milhões serão destinados à realização de investimentos para ampliação da oferta e da qualidade da infraestrutura de transportes, mediante a execução de obras de implantação, adequação e ampliação de capacidade de rodovias estaduais e obras estruturantes para aumentar a capacidade de operação dos portos catarinenses.