Governo do Estado busca tecnologia da Google para soluções inovadoras

 IMG 7405a

Foto: Michelle Nunes – SDS/SC

Aproximar o Governo do Estado das tecnologias inovadoras da Google, este foi o objetivo do Google Day, reunião realizada nesta quarta-feira, 20, organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em Florianópolis. “Já firmamos uma parceria com a multinacional para atuar nos 13 Centros de Inovação que estão sendo construídos em Santa Catarina. As tecnologias da Google podem ser aplicadas em projetos também de outros órgãos do Governo”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

Roberto Florentino Júnior, da RW3 Tecnologia, empresa parceira da Google Enterprise, falou sobre projetos desenvolvidos em outros Governos, como o de Calgary, no Canadá, e no Brasil, em São Paulo e no Mato Grosso. “Com algumas ferramentas conseguimos reduzir drasticamente os custos e facilitar o acesso do cidadão a documentos, preenchimento de formulários, entre outros”, citou. Junior falou, ainda, sobre soluções como o Google Classroom e o Google for Education. “Este último já é utilizado na rede pública catarinense, atendendo mais de 400 mil alunos e professores”, disse.

Além do titular da SDS, participaram do encontro o secretário de Estado do Planejamento (SPG), Murilo Flores; o secretário-adjunto da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni; o superintendente de Compras e Logística da Secretaria da Saúde, Fernando Lenzi; e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Carlo Vogel.

O Secretário-adjutno, Rodrigo Moratelli solicitou um novo encontro com a equipe do Google. Segundo ele algumas ferramentas podem ser bem aproveitadas pela Defesa Civil do Estado. “Temos que entender quais as melhores plataformas que possam ser benéficas ao cidadão e a Defesa Civil de Santa Catarina, por isso vamos voltara  nos reunir para conhece rmelhor os mecanismos,” disse.

 

Texto: Michelle Nunes 

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável – SDS/SC