Governo do Estado define estratégias contra estiagem no Oeste

foto_m_57984

Durante reunião, na tarde desta quarta-feira (4), o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, do secretário em exercício de Agricultura, Airton Spies, e do presidente da Epagri, Luiz Hessmann, definiu medidas emergenciais de auxílio aos municípios atingidos pela forte estiagem que assola o Oeste catarinense. Segundo dados da Defesa Civil, 132 municípios estão no foco da estiagem, sendo que 44 já decretaram Estado de Emergência.

Foto: Jeferson Baldo / GVG

“Inicialmente, precisamos garantir o fornecimento de água às pessoas e animais, por isso vamos viabilizar recursos para que as prefeituras efetuem o transporte até as regiões críticas”, destaca o governador, que teme graves prejuízos à pecuária na região. O Governo fará o levantamento dos caminhões pipas disponíveis no Estado, para que sejam imediatamente deslocados para os municípios atingidos.

Aos agricultores, a solução imediata é disponibilizar os laudos periciais para que estes reivindiquem o seguro das lavouras junto às instituições financeiras, já que a perda é inevitável. Eduardo Moreira solicitou ao presidente da Epagri a convocação imediata dos técnicos que estão em férias, buscando agilidade na confecção destes documentos, que são fundamentais para que o agricultor possa entrar com o pedido de ressarcimento e provável indenização.

Momentos antes da reunião, o governador em exercício recebeu uma ligação da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que atendendo ao pedido direto da presidenta Dilma Houssef, manifestou total apoio do governo federal na liberação de recursos emergenciais a Santa Catarina. O secretário da Defesa Civil explica que os municípios precisam ter agilidade na construção dos relatórios e documentos para que se obtenham estes recursos. “As prefeituras precisam encaminhar a documentação não só para a Defesa Civil estadual, mas também para o órgão federal, pois assim poderemos ampliar a captação de recursos para combater as perdas”, informa Althoff.

Nesta sexta-feira (6), o governador em exercício segue para o Oeste, juntamente com o grupo que participou da reunião, para levar solidariedade e soluções emergenciais neste primeiro momento. Está marcada uma reunião na Secretaria Regional de Chapecó, junto com representantes das SDR Xanxerê e Quilombo, para as 8h30. Às 10 horas, a comitiva segue para Maravilha, onde se reúnem com as SDR Maravilha e Palmitos, e às 11h30 fazem a última reunião em São Miguel do Oeste. O problema da seca na região Oeste teve início em novembro de 2011 e deve normalizar somente a partir de março, segundo previsão da Epagri-Ciram.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa