Governo do Estado e Defesa Civil Estadual atuam no apoio aos municípios.

Carregamento de Colchões destinados as famílias atingidas pelas chuvas. Foto: Divulgação DCSC.

As atividades para apoiar os municípios atingidos pelas chuvas foram intensas durante a última semana. A integração das estruturas do Governo do Estado foi fundamental para propiciar uma resposta rápida para as famílias atingidas. No total 24 municípios relataram ocorrências para a Defesa Civil de Santa Catarina, destes oito decretaram situação de emergência. São elas: Brusque, Balneário Gaivota, Camboriú, Canelinha, Imaruí, Laguna, Pescaria Brava e Tijucas.

A DCSC permanece realizando o repasse de itens de assistência humanitária (IAH) para a entrega as famílias atingidas. Até o momento foram liberadas 1.300 fardos de água potável, 702 cestas básicas, 1043 colchões, 971 kits de acomodação, 1464 kits de higiene, 681 kits de limpeza e cinco rolos de lona.

Confira o relatório operacional na íntegra.

ícone

Relatório operacional 0032/21 16.58 MB 278 downloads

Relatório operacional 0032/21 ...

Para garantir o suprimento de IAH uma grande operação de logística foi montada para o transporte dos produtos dos Centros de Logística (CELOG) da DCSC para os municípios. A ação contou com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da empresa Transportes Gislon que atuou de forma solidária.
“Apoiaremos os municípios tanto na área técnica através das coordenadorias regionais e Centros Integrados de Gerenciamento de Risco e Desastres (CIGERDs) quanto com o repasse de IAH até que a normalidade seja reestabelecida”, comentou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele o Governo do Estado já analisa outras frentes de apoio como convênios e abertura de linhas de crédito.

Vistoria do governador

O governador Carlos Moisés, acompanhado pelo chefe da DCSC, David Busarello, vistoriou na manhã de sexta-feira (11), as cidades de Canelinha e Brusque para acompanhar as atividades de resposta aos eventos. Em Brusque o governador anunciou um convênio para reconstrução da ponte Prefeito Antônio Heil, cuja estrutura cedeu na última quarta-feira (09). “Estamos hoje aqui para trazer solidariedade e também reafirmar o nosso compromisso com o prefeito, Ari Vequi, de que vamos conveniar com o município a transferência de recursos para a imediata restauração desta ponte”, declarou o governador. O levantamento dos recursos necessários para a reconstrução estão sendo realizados por técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Estado e do município de Brusque. Os estudos preliminares apontam para cerca de R$ 1 milhão.

O prefeito considerou a visita do governador fundamental. “Ele garantiu o recurso para podermos reconstruir a ponte. Nós vamos trabalhar para realizar os procedimentos o mais rápido possível, na dispensa de licitação, para tentarmos viabilizar primeiro o convênio, que ele já colocou à disposição”, comentou Vequi.

Além de Canelinha e Brusque a comitiva esteve no Sul do Estado onde, junto com o prefeito de Laguna, Samir Azmi Ibrahim Muhammad Ahmad, sobrevoou a Região vistoriando as áreas atingidas.