Governo do Estado lança plano de prevenção contra enchentes em Itajaí

foto_m_58954

O Plano Diretor com ações do Estado para a prevenção e mitigação de desastres na Bacia do Rio Itajaí foi lançado pelo governador Raimundo Colombo, nesta quinta-feira (23), no Teatro Municipal de Itajaí. O objetivo é prevenir os estragos causados pelas chuvas na região, que passa a contar com medidas de precaução no controle de enchentes e escorregamentos. Na ocasião, também foi assinado o edital de licitação para contratação dos projetos de construção das comportas do Rio Itajaí-Mirim. Ao todo, são três editais que representam um investimento de R$ 135 milhões.

Segundo o governador, ao longo dos anos, a região sofre consideravelmente com as enchentes. “Lembro que em 1983, 1984, 2008 e 2011, tivemos momentos tristes devido às cheias e agora estamos propondo essas 14 medidas de impacto. Com os resultados desse projeto, poderemos ter evidências de uma região protegida por meio do monitoramento e alertas efetivos, avisando as pessoas para lhes oferecer maior segurança”, disse Colombo.

Para o secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fabrício de Oliveira, a importância do ato se deve ao fato do Governo do Estado tratar este caso apresentando um plano arrojado. “Um verdadeiro momento histórico em um projeto ousado que, com certeza, proporcionará segurança para toda a região do Vale do Itajaí. Uma região que sofreu muito com as cheias e que agora poderá ter esse sofrimento amenizado”, ressaltou Oliveira.

O projeto de prevenção foi feito pela Agência de Cooperação Internacional (Jica) e apresentado em setembro de 2011 à Defesa Civil do Estado. "A região do programa abrange 53 municípios e representa mais de 20 % da população catarinense. O plano completo compreende medidas estruturais e não estruturais, e a implantação das ações propostas desse projeto de prevenção, no prazo de cinco anos, contribuirá para a diminuição da vulnerabilidade desta região", informou o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff.

O valor da implantação é de R$ 1,5 bilhão e as ações se fundamentam em: sistema de monitoramento, alerta e alarme da Bacia do Rio Itajaí, que servirá para avaliar a chegada das águas (R$ 25 milhões, no prazo 18 meses); sobrelevação das barragens de Taió e de Ituporanga (R$ 33 milhões, no prazo 36 meses), aumentando assim a quantidade de armazenamento da água em 35 milhões de litros; medidas de prevenção de escorregamentos em rodovias (R$ 54 milhões, prazo 36 meses); construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim (R$ 44 milhões, no prazo 36 meses); construção de sete barragens de pequeno porte (R$ 211 milhões, no prazo 42 meses); construção de uma barragem de médio (R$ 95 milhões) no Rio Itajaí-Mirim.

Como prioridade seguinte, vão ocorrer obras de melhoramentos nos canais dos rios Taió, em Rio do Sul, Timbó, Ilhota, e em Blumenau; obras de melhoramentos nos canais dos ribeirões Garcia e Velha, em Blumenau; e construção de canal extravasor no Rio Itajaí- Açu.

O encontro desta quinta contou com a presença de prefeitos e vice-prefeitos da região; secretários municipais, secretários de Estado e secretários regionais; além de representantes políticos regionais , membros do Conselho do Desenvolvimento Regional, representantes de entidades e órgãos da sociedade civil organizada, administração portuária, autarquias, associação de moradores, empresários e comunidade.

Após a apresentação do Plano Diretor em Itajaí, o governador seguiu para Blumenau para apresentar o plano e assinar o edital de licitação para a aquisição de Radar Meteorológico. Nesta sexta-feira (24), Raimundo Colombo estará no município de Rio do Sul para assinatura do edital de licitação para contratação dos projetos de sobrelevação das barragens das barragens de Taió e Ituporanga.