Governo do Estado libera R$ 15 milhões para construir casas aos desabrigados

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania e Departamento Estadual de Defesa Civil, assinará convênios no valor de R$ 15 milhões para a aquisição de terrenos onde serão construídas as moradias às famílias atingidas pela catástrofe de novembro do ano passado. A solenidade acontecerá às 17 horas de sexta-feira (27), no Centro Administrativo Regional de Blumenau (Rua Braz Wanka, 238 – Vila Nova).

“Esta ação mostra a preocupação do Governo do Estado em proporcionar a retomada de vida das pessoas atingidas pelos desastres naturais, com a possibilidade de retornarem aos seus lares o mais rápido possível”, comenta o secretário regional Paulo França.

Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Defesa Civil e serão aplicados na compra de terrenos que estejam fora das áreas de risco e acima da quota de enchente. A utilização dos terrenos fica sob responsabilidade do governo municipal. Os critérios para o repasse dos recursos foi o número de famílias atingidas durante os desastres do ano passado.

Os valores disponibilizados para cada cidade são: R$ 8,2 milhões para Blumenau, R$ 2,3 milhões para Gaspar, R$ 1,03 milhão para Brusque, R$ 1 milhão para Benedito Novo, R$ 825 para Luís Alves, R$ 783 mil para Ilhota, R$ 400 mil para Timbó e R$ 346 mil para Camboriú.

Secretaria de Estado de Des Reg Blumenau