Governo do Estado libera R$ 6 milhões para atender os municípios atingidos pela estiagem

Terra seca, produção comprometida, animais morrendo com a falta de alimentos e famílias sem ter água potável para o consumo próprio são reflexos da estiagem que assola 96 municípios que decretaram Situação de Emergência em Santa Catarina. A seca afeta diretamente 595 mil pessoas e contabiliza aproximadamente R$ 600 milhões em perdas de produção agrícola. Para amenizar e combater os efeitos da estiagem no Oeste do Estado, o governador Raimundo Colombo anunciou, nesta sexta-feira (24), em Chapecó, o repasse de recursos financeiros, no valor total de R$ 6 milhões, para as prefeituras em forma de convênios e para a distribuição de sementes de milho aos agricultores.

A finalidade é a contratação de serviços de transporte de água, apoio a produção de silagem e abertura de poços e bebedouros. E também, para que nenhum agricultor fique sem apoio do Governo do Estado, a distribuição de sementes de milho para 16 mil famílias atingidas pela estiagem, para o plantio da próxima safra, totaliza 35 mil sacos de 20 kg, para os que não foram atendidos pelo crédito rural ou seguro agrícola.

Raimundo Colombo ressaltou que a prioridade do Governo, neste momento, é resolver o problema das estiagens, que se tornaram frequentes nos últimos 10 anos, com sistemas de captação e armazenagem de água para viabilizar safras sem contratempos e com ainda mais qualidade. “Os prejuízos sociais e econômicos vistos nessas regiões afetadas exigem ações imediatas. Os produtores não vão ficar desamparados, por isso estamos unindo forças para atender a todos”, admitiu.

O governador destacou que é importante que os produtores acionem o programa Juro Zero Agricultura, investindo em cisternas para o armazenamento de água, para que o agricultor não sofra novamente com a estiagem.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, salientou que o Governo e a Secretaria estão trabalhando para auxiliar os agricultores que foram atingidos. “Esses recursos liberados hoje representam um alívio para as prefeituras que estão tendo elevados custos para socorrer os agricultores com transporte emergencial de água”, disse, acrescentando que as sementes que serão disponibilizadas representam um estímulo para voltar à normalidade da produção agrícola.

Rodrigues também lembrou que, por meio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Santa Catarina – Fetaesc, serão distribuídas sementes de azevem e aveia beneficiando 20 mil famílias rurais da região Oeste. “A medida é de caráter emergencial e não descarta ações que deverão ser tomadas a longo prazo”, observou. O secretário explicou que cada agricultor receberá um saco de 25 kg de azevem e dois sacos de 40 kg de aveia. “Com esse kit, os agricultores poderão plantar o milho na próxima safra e usar o azevem e a aveia para as pastagens de inverno, atendendo os produtores de leite, como aos agricultores familiares atingidos pela estiagem”, disse.

Na ocasião, o diretor de prevenção da Defesa Civil, Emerson Emerim, informou que, após apresentar o Plano de Trabalho ao Ministério da Integração Nacional, a Secretaria da Estado da Defesa Civil aguarda o repasse do recurso, no valor de R$ 3 milhões, para a compra de 400 tanques de 5 mil litros; 1.000 tanques de 10 mil litros; 20 mil peças de Clorín (purificador de água) e 200 mil vasilhames de 5 litros de água mineral. Os produtos serão destinados aos municípios em Situação de Emergência por estiagem, para atendimento das famílias atingidas.

Acompanharam o ato o secretário regional de Chapecó, Eldimar Jagnow; presidente da Epagri, Luiz Hessmann; deputado federal Celso Maldaner; deputados estaduais Mauro de Nadal, Marcos Vieira, Dirceu Dresch e Maurício Sckuderlarc; além dos prefeitos dos municípios em Situação de Emergência, dos secretários de Desenvolvimento Regional da região Oeste e lideranças locais.

Informações adicionais:
Elisabety Borghelotti