Governo do Estado participa de apoio na realização de simulados em Santa Catarina

Foto: Rosália Dors Pessato

Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, e o Diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza participa de reuniões com os Ministérios da Defesa e Integração Nacional e Secretaria de Estado do Planejamento. A intenção é promover simulados de desastres, em Santa Catarina, no mês de novembro.

Os trabalhos ainda estão em fase de estruturação e organização da atividade macro. De acordo com Souza, a programação ainda será definida em duas cidades. “serão dois eventos simultâneos, um em Itajaí, que trata de inundação e movimento de massa (deslizamento) e outro de desastre químico, em São Francisco do Sul,” afirmou.

A programação será definida entre Ministérios da Integração Nacional e Defesa, Secretarias de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina e Planejamento e municípios envolvidos. O Exército Brasileiro também será envolvido nas atividades fictícias. A ação deve ser a maior já registrada desse tipo no Estado.

Os simulados fazem parte da preparação de agentes de resposta, como órgãos públicos, defesas civis locais e meteorologistas diante da formação de eventos severos adversos, produzidos pela natureza ou ocasionados pelo homem. O objetivo é ter um Estado mais forte e preparado para conduzir situações de risco.