Governo do Estado repassa mais de R$ 2 milhões para municípios atingidos no Sul

Mais de R$ 2 milhões foram repassados pelo Governo do Estado, através da Defesa Civil, para 13 municípios atingidos por enchentes no Extremo-sul do Estado no início de setembro. O percentual de cada município deverá ser definidos pelos prefeitos em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional. Os recursos vieram do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, informaram o governador Luiz Henrique e os secretários major Márcio Luiz Alves (Defesa Civil) e Heriberto Schmidt (Desenvolvimento Regional em Araranguá) nesta quinta-feira (24).

Só neste ano, foram utilizados pela Defesa Civil, para recuperação de estragos causados por eventos climáticos mais de R$ 115 milhões, com recursos dos governos do Estado e Federal e doações, calculou o major Márcio Luiz Alves.

Depois de inspecionar as obras da SC-450, no início da Serra do Faxinal, Luiz Henrique e Heriberto Schmidt inauguraram, nesta quinta-feira (24), as pavimentações de acessos em Santa Rosa do Sul e Morro Grande. No primeiro município, um trecho de 2,7 quilômetros entre o Centro e a Escola Agrotécnica Federal. No outro, três quilômetros entre Morro Grande e a localidade de Nova Roma.

Dos 15,7 quilômetros da Serra do Faxinal, 7,5 quilômetros já foram concluídos. A obra, no momento paralisada por decisão judicial e com apenas os trabalhos de contenção de encostas em andamento, deverá contar com duas grandes áreas de recuo e parada, de onde se poderá observar, de um lado, o território catarinense, e, de outro, a divisa de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O prefeito Valcir Daros calculou que a pavimentação completa do trecho dobrará o fluxo de turistas na região, hoje em torno de 17 mil pessoas/ano. No percurso da Serra, salientou ele, há cinco pousadas e os turistas podem ver os cânions do Itaimbezinho, Rio do Boi, Malacara e Índios Coroados. A obra na SC-450 está orçada em R$ 16,2 milhões.

No acesso de Santa Rosa do Sul até a Escola Técnica, o Governo do Estado aplicou R$ 1,4 milhão, cabendo à Prefeitura R$ 70 mil. Para Morro Grande, o Executivo Estadual destinou R$ 1,5 milhão, com contrapartida do Executivo Municipal de R$ 662 mil.

Em Araranguá, no início da tarde desta quinta-feira, o governador e os secretários Paulo Bauer (Educação) e Heriberto Schmidt inauguraram a reforma e ampliação da escola Isabel Hubbe. “Conseguimos aliar qualidade e custo muito baixo neste trabalho”, salientou Heribert Schmidt.

Também participaram das solenidades os secretários José Nei Ascari (Administração), Ronaldo Benedet (Segurança) e Altair Guidi (Plaanejamento), o deputado Manoel Mota e Eduardo Pinho Moreira.

Secretaria de Estado de Comunicação