Governo Federal formaliza liberação de verbas para Santa Catarina

foto_m_49704.jpg

O governador Raimundo Colombo recebeu, nesta sexta-feira (28), a visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que veio a Santa Catarina para formalizar a liberação de verbas e verificar a situação de algumas cidades atingidas pelas fortes chuvas da semana passada. Durante a visita, o governador e o ministro sobrevoaram municípios atingidos na Grande Florianópolis. Em Santo Amaro da Imperatriz, Colombo e Bezerra estiveram na localidade de Varginha, onde conversaram com a comunidade. Na oportunidade, o ministro se comprometeu em ser um parceiro de Santa Catarina em situações de desastres.

Fotos: Jaqueline Noceti / SECOM

Devido a um atraso na agenda de Bezerra Coelho, os roteiros programados para o Norte do Estado – Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul – não puderam ser visitados. Mesmo assim, o governador fez questão de mostrar ao ministro as áreas atingidas. A Grande Florianópolis, que também foi atingida pelas enxurradas, foi escolhida pelo acesso fácil.

A visita de hoje foi agendada com o Governo Estadual no meio desta semana, quando o governador esteve em Brasília e anunciou ajuda inicial à população catarinense. O recurso enviado a Santa Catarina será de R$ 40 milhões, sendo que R$ 30 milhões serão creditados na conta do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Nacional, no transcorrer da próxima semana. Os outros R$ 10 milhões serão repassados pelo Ministério do Transporte. “É importante destacar a mudança de atitude do sistema nacional de Defesa Civil, de liberar o que pode e de forma imediata, para ajudar na assistência à população, além de apoiar ações que já estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Santa Catarina na recuperação da infraestrutura danificada”, declarou Fernando Bezerra.

foto_m_49706.jpg

Repasse estadual para os municípios – O Governo do Estado se comprometeu a repassar aos municípios, por meio da Defesa Civil Estadual, R$ 20 milhões. Desses, cerca de R$ 8 milhões já foram liberados para o atendimento emergencial e para obras de limpeza, desobstrução de vias e reconstrução das regiões atingidas. “Estamos criando uma Secretaria de Defesa Civil Estadual, reunindo todos os órgãos e fazendo projetos de planejamento para que possamos ter uma eficiência maior, tanto na prevenção, quanto na atuação no momento da catástrofe”, complementa Colombo.

Além de Colombo e Bezerra, acompanharam a visita no Estado o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana; o diretor da Defesa Civil, major Márcio Alves; e o titular da futura Secretaria de Defesa Civil, Geraldo Althoff.

Informações adicionais: Jornalista Sabryna Sartott, telefone (48) 3221-3044, e-mail sabryna@secom.sc.gov.br.

Secretaria de Estado de Comunicação