Governo Federal garante recursos para conclusão de sobrelevação de barragens

IMG-20151001-WA0001

Foto: Divulgação SDC/SC

Também em Brasília, o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli garantiu em reunião com o Ministério da Integração Nacional recursos para a conclusão das obras de sobrelevação das barragens do Alto Vale do Itajaí.

As obras que estão em andamento em Taió e Ituporanga passaram por atrasos por causa das chuvas, mas também devido a demora no repasse de verbas. De acordo com Moratelli essa garantia é fundamental para conclusão dos trabalhos. “Trabalhávamos também com o fluxo financeiro apenas o que limitava,” destacou.

As barragens do Alto Vale do Itajaí operam mesmo passando por obras. A barragem sul, em Ituporanga que teve o alteamento finalizado no segundo semestre do ano passado já demonstrou eficiência durante as chuvas fortes dos últimos meses. A mais recente, no fim de semana, a operação do barramento evitou que ultrapasse o vertedouro. Ficou próximo ao limite ampliado em dois metros.

Nessa obra, os trabalhos se concentram no túnel extravasor. Em Taió, os trabalhos também continuam para assegurar a data de finalização prevista, dezembro deste ano.